1ª Conferência Internacional dedicada ao tema Medição de Custos na Saúde com utilização do TDABC acontece em 28 de maio
Organizada pelo TDABC Consortium, grupo colaborativo de investigadores e instituições que se dedicam a melhorar a qualidade de projetos que aplicam o método Time-driven Activity-based Costing (TDABC) em saúde e a partilhar avanços metodológicos para TDABC em todo o mundo para promover a implementação de value-based healthcare (VBHC), a conferência reunirá gestores, investigadores, professores e demais profissionais que atuam na gestão de sistemas de saúde e procuram maior precisão na capacidade de medição de custos.
A conferência pretende fazer uma análise precisa sobre os custos no setor da saúde. Para isso, investigadores, prestadores de serviços de saúde, indústria e administradores do setor irão partilhar experiências e desafios acerca da implementação do TDABC na saúde.
Este evento internacional contará com a participação de reconhecidos especialistas dos EUA, América Latina e Europa. A sessão de abertura será realizada pelos fundadores do TDABC Consortium Carisi Polanczyk e Ana Paula Etges, do Instituto de Avaliação de Tecnologia em Saúde (IATS), Richar Urman, do Brigham and Women’s Hospital, além dos professores José Fragata, da Universidade Nova, e Fred van Eenennaam, do VBHC Center Europe.
Robert Kaplan, professor da Harvard Business School e uma das maiores autoridades do mundo no que se refere à implementação de estratégias de gestão de custos e de sistemas baseados em valor – particularmente no setor de saúde, apresentará um painel dedicado ao TDABC como padrão de excelência para o VBHC, salientando os seus desafios e quais os próximos passos nos padrões de custos.
Anne Geubelle, CEO da Prologica e da Way2Value, e Derek Haas, CEO da Avant Garde Health, dissertarão sobre os avanços em soluções digitais e a escalabilidade do TDABC.
O TDABC nos cuidados cirúrgicos será abordado por Richard Urman, do Brigham and Women’s Hospital em Boston e Professor Associado de Anestesia na Harvard Medical School.
Junaid Nabi, Senior Researcher em Health Care Strategy na Harvard Business School, médico e investigador sobre sistemas de saúde especialista reconhecido internacionalmente em política de saúde, saúde digital e estratégia de saúde, apresentará o TDABC em sistemas de saúde, falando em concreto sobre exemplos de iniciativas nos EUA.
Por fim, Denizar Vianna, ex-secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde brasileiro e investigador do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Avaliação de Tecnologias em Saúde (IATS) CNPq/Brasil, falará sobre avaliação de custos e novas estratégias de reembolso no sector da saúde.
Da parte da tarde, serão abordados três temas em simultâneo: TDABC em estudos oncológicos, TDABC em casos cardiovasculares e TDABC em relatórios cirúrgicos, através da apresentação de case studies de Inglaterra, dos EUA, do Brasil, da Argentina, para além de Portugal.
A 1ª Conferência Internacional TDABC na Saúde realiza-se de forma mista, com os oradores presentes na Nova SBE em Carcavelos e a participação do público de forma virtual, online. Com a realização deste evento, pretende-se criar uma comunidade acadêmica específica para aumentar a qualidade da medição e análise de custos no setor da saúde, através da criação de uma rede de avaliação de custos no setor da saúde, bem como motivar empresas e investigadores a desenvolver aplicações e soluções de custos.
Na organização desta Conferência, o TDABC Consortium conta com o apoio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Avaliação de Tecnologias em Saúde (IATS) CNPq/Brasil, da Way2Value, da Roche, do Value for Health Colab, do VBHC Center Europe e do ICHOM.
Para mais informações e inscrições: https://www.tdabcconference.com/