English
- +

30/10/2018

Economic evaluation of adolescents and adults? pertussis vaccination: A systematic review of current strategies

Resenha elaborada pelo pesquisador Eder Gatti Fernandes

A coqueluche voltou a preocupar o mundo nas duas últimas décadas. Vários países registraram aumento da incidência da doença, principalmente entre os bebes menores de dois meses de idade. É justamente a faixa etária que mais hospitaliza e morre pela doença. Como o licenciamento da vacina dTpa (difteria, tétano e pertussis acelular do adulto), diferentes estratégias de vacinação envolvendo adolescentes e adultos foram desenvolvidas visando diminuir a ocorrência da doença e proteção dos bebês.

O Brasil também registrou aumento da coqueluche entre 2011 e 2014 e introduziu a vacina dTpa para gestnates, visando proteção dos bebes. A introdução de novas vacinas demanda avaliação econômica visando definir se a nova estratégia vale a pena do ponto de vista econômico. Isso ajuda a tomada de decisões.

Esse tipo de estudo tem variações metodológicas (tipo de modelo utilizado, fontes de dados que vão alimentar o modelo, tipos de desfecho etc), que podem influenciar o desempenho da estratégia avaliada. Nós fizemos uma avaliação sistemática dos estudos de avaliação econômica das diferentes estratégias envolvendo a dTpa, levantando as diferentes metodologias usadas e os resultados encontrados. Tal revisão permite fazer escolhas de métodos para estudos futuros, além de comparar o desempenho das estratégias envolvendo dTPa.

CONHEÇA O ARTIGO.

 

Edição: Luiz Sérgio Dibe

 
Compartilhe: