CAPACITAÇÃO EM AVALIAÇÃO ECONÔMICA EM SAÚDE
Carga horária: 30 horas
Modalidade: online
Projeto especial in company

Objetivos:

O objetivo do curso de capacitação é educar os membros do NATS da Maternidade Climério de Oliveira sobre os conceitos de Avaliação Econômica em Saúde (AES) e apresentar as principais técnicas e instrumentos utilizados em estudos de AES.

Público-alvo:

Membros do NATS da Maternidade Climério de Oliveira.

Coordenação e corpo docente:

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua como coordenadora geral do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para ATS (INCT/CNPq, professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, médica do Serviço de Cardiologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, chefe do Serviço de Cardiologia do Hospital Moinhos de Vento, e pesquisadora 1B do CNPq. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cardiologia, atuando em pesquisa clínica nos seguintes temas: dor torácica, qualidade assistencial, infarto agudo do miocárdio e síndrome coronariana aguda. Nos últimos anos tem desenvolvido projetos na área de economia da saúde, com ênfase em custo-efetividade, avaliação, gestão e incorporação de tecnologia. Nos últimos 5 anos, publicou 64 artigos completos indexados, com fator de impacto ISI médio de 2,80. Seu índice h é 31 com 5.028 citações na base ISI Web of Science. Na formação de recursos, orientou 38 Dissertações de Mestrado, 28 Teses de Doutorado e 81 Iniciações Científicas (IC).

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Rio Grande do Sul, mestrado Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua como Pesquisadora de pós-doutorado do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para ATS (INCT/CNPq), professora adjunta da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, e consultora em projetos de análise econômica e gestão estratégica. Nos últimos anos tem desenvolvido diversos projetos na área de economia da saúde, com ênfase em gestão de saúde baseada em valor, avaliação, gestão e incorporação de tecnologias de saúde, e análise de custos utilizando o método de custeio baseado em atividades e tempo (TDABC). Nos últimos 5 anos, publicou 35 artigos completos indexados e seu índice h é 8. Na formação de recursos, orientou 61 Trabalhos de Conclusão de Curso e 4 Dissertações de Mestrado.

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018), mestranda em Epidemiologia pelo programa de pós graduação em Epidemiologia da mesma universidade (2020). Atua como pesquisadora de mestrado do grupo de pesquisa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para ATS (INCT/CNPq). Tem interesse e atua principalmente em projetos envolvendo avaliação, gestão e incorporação de tecnologias, gestão baseada em valor, e análise de custos utilizando o método de custeio baseado em atividades e tempo (TDABC).

Possui graduação em Fisioterapia pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e mestrado em Ciências da Reabilitação pela Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Atualmente é aluna Doutorado em Epidemiologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para ATS (INCT/CNPq). Possui experiência em pesquisa, especialmente na elaboração e condução de revisões sistemáticas e metanálises. As áreas de interesse incluem síntese de evidências, avaliação de tecnologias em saúde e inovações tecnológicas voltadas ao apoio à tomada de decisão em saúde. Nos últimos cinco anos publicou 15 artigos completos indexados.

Graduação em Farmácia – Farmacêutico Bioquímico
pela Universidade Federal de Santa Maria (2003).Mestre em Ciências da Saúde:
Cardiologia e Ciências Cardiovasculares pela Universidade Federal do Rio Grande do
Sul (2010). Doutora em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do
Sul. Pós doutorado pelo Instituto de Avaliação de Tecnologias em Saúde (2016).Tem
interesse e atua em projetos de e avaliação de tecnologias em saúde (ATS). Na área
de ATS é pesquisadora do IATS, tem experiência na elaboração de pareceres técnicos
científicos, relatórios técnicos científicos para CONITEC e notas técnicas.

Biomédica formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com período sanduíche na University of Birmingham, Inglaterra. Doutoranda do Programa de Pós Graduação de Epidemiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desde 2019, pesquisadora do Instituto de Avaliação de Tecnologia em Saúde (IATS). Atua como consultora científica na área de farmacoeconomia. Possui experiência na área de Avaliações de Tecnologias em Saúde, incluindo a condução de revisões sistemáticas e metanálises.

Metodologia:

O curso é estruturado em um formato teórico prático em que aulas síncronas, expositivas online são acompanhadas de exercícios práticos aplicados. Por isso, a carga horária sugerida de aulas síncronas para o curso é de 20 horas e estima-se uma dedicação de 10 em formato remoto e assíncrono para o desenvolvimento de atividades relacionadas às aulas conceituais. O aprendizado será avaliado ao longo das aulas com o desenvolvimento de trabalhos aplicados.

Conteúdo programático:

Módulo Aulas
Conceitos fundamentais para a avaliação econômica em saúde Análises econômicas e modelos de decisão em saúde; Tipos de avaliações econômicas completas; Razão de custo-efetividade incremental; Limiar de disposição a pagar.
Princípios de modelagem econômica Modelos de decisão em saúde; Boas práticas para modelos de análise de decisão em saúde; Tipos de modelos de análise de decisão em saúde.
Estudos de custos em saúde e fontes de dados Microcusteio e macrocusteio; Métodos de avaliação de custos; O uso do Time-driven Activity-based Costing em estudos de custos em saúde.
Prática em modelos de análise de decisão Árvore de Decisão simples; Modelo de Markov.

Ficou interessado?

Pra contratação desse curso em formato in company, entre em contato pelo iatsaude@gmail.com.