Estudo irá avaliar efetividade das medidas de distanciamento e isolamento pela Covid-19

Projeto pretende avaliar de forma científica a implantação de medidas de distanciamento e isolamento social

Um estudo denominado “Caso-Controle Representativo da Associação de Medidas de Distanciamento Social e Isolamento Domiciliar com o Desenvolvimento da Covid-19” irá avaliar a efetividade de intervenções não farmacológicas frente à pandemia e outras síndromes respiratórias agudas graves. Serão estudadas práticas que estão sendo incorporadas no cotidiano dos brasileiros e das pessoas em todo o mundo, como uso de máscara (pessoal e contatos) e lavagem de mãos, como medidas de enfrentamento à pandemia, para testar hipóteses definidas e medir a efetividade de tais práticas.

O projeto pretende avaliar de forma científica a implantação de medidas de distanciamento e isolamento social que estão sendo adotadas por diferentes países no mundo, considerando que a adoção de hábitos como uso de máscara e lavagem de mãos são influenciadas por questões culturais e percepções de saúde, o que também evidencia a necessidade de avaliação para a população brasileira.

Para os pesquisadores do IATS, esses resultados podem auxiliar na tomada de decisão num curto período de tempo e poderão se tornar alicerces para planejamento de ações em futuras pandemias. Serão incluídos dados de casos confirmados e presumidos de Covid-19, em Porto Alegre/RS, Brasil, nos períodos de março a maio, agosto e novembro de 2020.

Texto e edição: Luiz Sérgio Dibe

Comentários desativados