Linha de Cuidado do Transtorno do Espectro Autista (TEA) na criança é disponibilizada pelo Ministério da Saúde

Transtorno do Espectro Autista (TEA) na criança é a terceira Linha de Cuidado lançada pelo projeto realizado em parceria com o IATS

Foi lançada a Linha de Cuidado do transtorno do espectro autista (TEA) na criança, que é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.

De acordo com as informações disponibilizadas no portal das Linhas de Cuidado (LC), a identificação de atrasos no desenvolvimento, o diagnóstico oportuno de TEA e encaminhamento para intervenções comportamentais e apoio educacional na idade mais precoce possível, pode levar a melhores resultados a longo prazo, considerando a neuroplasticidade cerebral. Nesse sentido, a Dra. Mariana Vargas Furtado, pesquisadora IATS e integrante do projeto das Linhas de Cuidado, aponta que essa LC “é uma plataforma que tem o objetivo de instrumentalizar os profissionais de saúde para que possam identificar precocemente toda criança com desenvolvimento atípico”.

O projeto está sendo desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com o IATS. Além da Linha de Cuidado do Transtorno do Espectro Autista (TEA) na criança, as LC Acidente Vascular Cerebral (AVC) no Adulto e Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) no Adulto também estão disponíveis no portal do projeto. Outras 21 linhas estão previstas para serem lançadas até o próximo ano.

Comentários desativados