Livro inédito com proposta interdisciplinar reúne 18 casos clínicos sobre diabetes melito

Publicação aborda temas com amplo embasamento científico e aplicabilidade prática para os profissionais e estudantes da saúde com interesse na doença

O cuidado da pessoa com diabetes melito pode se tornar difícil tendo em vista o caráter complexo da doença. Apesar de se tratar de uma doença muito antiga, o olhar interdisciplinar sobre o diabetes ainda se apresenta como grande desafio na área da saúde. No entanto, é no ambiente de trabalho que o conhecimento se traduz em prática integrada entre os diversos saberes e profissionais, com foco na pessoa que tem necessidades de cuidado. O livro Diabetes Melito: uma visão interdisciplinar tem o objetivo de trazer temas atuais e com o olhar de profissionais das diversas áreas da saúde relacionadas. Com método diferenciado ao propor casos clínicos baseados em atendimentos da vida real, o livro desenvolve temas com amplo embasamento científico e aplicabilidade prática para todos os profissionais e estudantes da saúde que se interessam pelo assunto.

O livro foi organizado pela Dra. Beatriz Schaan (Professora do Departamento de Medicina Interna da UFRGS e dos Programas de Pós-Graduação em Endocrinologia e em Cardiologia da UFRGS e pesquisadora do IATS), pela Dra. Gabriela Teló (Professora do Departamento de Medicina Interna da Escola de Medicina e do Pós-graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS) e pela Dra. Agnes Gossenheimer (Membro da Liga Interdisciplinar de Diabetes (LIDIA/UFRGS), Chefe do Cuidado Farmacêutico na Secretaria Estadual de Saúde do RS e Professora da Escola de Saúde Pública). A publicação surgiu da ideia de uma obra que refletisse sobre a abordagem interdisciplinar do Grupo de pesquisa e extensão da LIDIA e que respondesse às necessidades dos profissionais de saúde que se interessam pelo tema do diabetes, contando com um planejamento das áreas que deveriam ser contempladas no assunto.

Segundo Gossenheimer, todos os 18 capítulos do livro contaram com a participação das organizadoras, mantendo assim a padronização do conteúdo e da abordagem apresentados.

“Os organizadores e autores são professores e profissionais com décadas de experiência em pesquisa e assistência no tema e no cuidado da pessoa com diabetes, trazendo como fundamento a abordagem interdisciplinar em todas as suas ações, não sendo diferente na organização deste livro”, afirma.

A publicação está alinhada ao eixo temático “Diabetes Mellitus”, do INCT IATS, compondo a produção cientifica do Instituto. A concepção científica do Instituto se baseia em uma plataforma metodológica de avaliação e monitoramento das tecnologias relacionadas com a agenda de pesquisa clínica desenvolvida pelos núcleos de determinadas doenças e cenários, como é o caso do diabetes.

Para o lançamento da publicação, a Prof. Dra. Beatriz Schaan fará uma palestra no dia 31 de março, às 19h30min, no canal do YouTube da LIDIA, com a temática “Diabetes Melito e COVID-19”. O livro, lançado pela Pubblicato Editora, pode ser adquirido através do link.

Comentários desativados