Pesquisadora do IATS fala sobre vacinas contra Covid-19 a programa de TV

Cristiana Toscano (IATS/UFG) falou nesta sábado (25/7), ao programa de televisão “É de Casa” da Rede Globo

A pesquisadora Cristiana Toscano (IATS/UFG) falou nesta sábado (25/7), ao programa de televisão “É de Casa”, que quanto mais vacinas contra Covid-19 estiverem sendo testadas no mundo, com tecnologias diferentes e complementares, maior será a chance para o desenvolvimento de mais de uma vacina segura, eficaz e que possa ser disponibilizada para a imunização da população, no Brasil e nos demais países.

“É muito positivo o fato de estarmos participando de três ensaios clínicos, dois deles em etapa avançada. Se esses ensaios clínicos forem promissores, serão duas vacinas que poderão ser produzidas aqui no país, na Fiocruz e no Instituto Butantan, o que é muito positivo”, explicou.

Atualmente, segundo a reportagem, existem 160 ensaios pré-clínicos com vacinas para imunização contra Covid-19. Também há 19 ensaios em fase 1 para testes de segurança, outros 13 em fase 2 para ensaios expandidos e quatro potenciais vacinas em fase 3 para investigação de eficácia. Apenas uma vacina foi aprovada, na China, em caráter emergencial para um público restrito, mas não está aprovada internacionalmente.

IMAGEM: reprodução do portal globo.com

Comentários desativados