Pesquisadores do IATS organizam 1º Congresso Brasileiro de Evidências Clínicas na COVID-19

Evento está organizado em três momentos diferentes de acordo com o público-alvo

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), junto com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e o IATS, promovem o 1º Congresso Internacional de Evidências Clínicas na COVID-19. O evento, organizado pela equipe do projeto “Registro hospitalar multicêntrico nacional de pacientes com doença causada pelo SARS-COV-2 (COVID 19)”, irá acontecer entre os dias 3 e 7 de maio de 2021, na modalidade online e com inscrições gratuitas.

Para otimizar o alcance das informações e discussões, a proposta do evento está organizada em três momentos, de acordo com o público-alvo. O 1º Congresso Brasileiro de Evidências Clínicas na COVID-19, que acontece entre os dias 3 e 6 de maio, tem como objetivo atualizar profissionais da saúde acerca das evidências científicas confiáveis sobre o manejo de pacientes com COVID-19, além de discutir temas relevantes, como saúde digital, linguagem de Práticas em Saúde Baseada em Evidências em tempos de COVID-19”, saúde mental no contexto da pandemia e as manifestações pós-agudas da COVID-19.

No dia 7 de maio serão ministrados o Simpósio Acadêmico de Evidências Clínicas na COVID-19 e o Simpósio Mitos e Verdades sobre a COVID-19. O Simpósio Acadêmico, que tem como propósito de informar e atualizar acadêmicos da área da saúde sobre as recentes evidências do SARS-CoV-2, conta com submissão de resumos, com prazo para envio até 20 de abril, além de temas relevantes à formação do acadêmico de cursos da área de saúde. Já o Simpósio Mitos e Verdades sobre a COVID-19 tem como objetivo levar à população geral informações confiáveis, com linguagem acessível e baseadas em evidências científicas sobre a pandemia e como se proteger.

As normas para submissão de resumos para o Congresso Brasileiro e o Simpósio Acadêmico encontram-se disponíveis no link.

De acordo a presidente do evento, Prof. Dra. Milena Marcolino, da Faculdade de Medicina da UFMG e pesquisadora do IATS, a ideia do evento surgiu da vontade de disseminar informações científicas de qualidade para profissionais de saúde, acadêmicos e população em geral, além de promover a ciência nacional.

“A praticidade de realizar um evento online possibilitou incluir na programação profissionais nacionais e internacionais renomados, como a Prof. Trish Greenhalgh, da Universidade de Oxford, referência em Medicina Baseada em Evidências, Atenção Primária e COVID-19, que irá apresentar sobre o manejo de pacientes com manifestações pós-agudas da COVID-19. Em três dias de inscrição, o número de inscritos já superou 7 mil pessoas. A ideia é disseminar o conhecimento ao maior número de pessoas possível”, afirma Marcolino.

Os eventos serão transmitidos ao vivo pelos canais do Youtube da UFMG, da FAPEMIG e do IATS. Os inscritos que assistirem as transmissões ao vivo receberão os certificados pelo e-mail informado no momento da inscrição.

  • 1º Congresso Brasileiro de Evidências Clínicas na COVID-19: certificado de 22 horas e 30 minutos
  • 1º Simpósio Acadêmico de Evidências na COVID-19: certificado de 4 horas
  • 1º Simpósio Mitos e Verdades Sobre a COVID-19: certificado de 3 horas 

As inscrições para cada momento do evento são realizadas separadamente pelo link. Outras informações podem ser obtidas através do perfil do evento no Instagram ou pelo e-mail congressocovid@gmail.com.

Comentários desativados