Avaliação do risco de infecção pelo SARS-CoV-2 entre auxiliares e técnicos de enfermagem no atendimento a pacientes com COVID-19 na Região Metropolitana do Recife

Apresentação

Em março de 2020, foi declarada pela OMS a pandemia global da COVID-19, doença causada pelo Coronavírus da Síndrome Respiratória Aguda Grave 2 (SARS-CoV-2). O vírus se dissemina principalmente por contato com secreções respiratórias ou aerossóis, podendo causar desde infecção assintomática até o óbito. No Brasil, até o dia 10 de maio de 2021, foram confirmados 15,2 milhões de casos e 422.340 óbitos pela COVID-19. Por estarem diariamente expostos ao risco de infecção, profissionais de saúde são particularmente vulneráveis à doença. Destes, os auxiliares e técnicos de enfermagem são a categoria mais afetada, totalizando 29,7% dos casos e 24,7% dos óbitos por COVID-19 entre profissionais de saúde. O objetivo deste projeto é analisar o risco de infecção pelo SARS-CoV-2 entre auxiliares e técnicos de enfermagem em relação ao grau de exposição à doença e uso de EPIs durante o período pandêmico. Para isso, serão estimadas a incidência de COVID-19 entre esses profissionais nos diferentes setores de assistência e as taxas e duração de absenteísmo devido à COVID-19. A partir disso, será analisada a associação do número de hospitalizações por COVID-19 e do tempo de afastamento do trabalho aos níveis de exposição laboral à doença e de frequência de uso de EPIs entre os profissionais.

Será avaliada uma coorte de auxiliares e técnicos de enfermagem que realizam atendimento a casos de COVID-19 em instituições públicas ou privadas da Região Metropolitana do Recife. A amostragem seguirá a técnica Respondent-Driven Sampling (RDS) e terá início a partir de cinco indivíduos “sementes”. Cada um deles deverá indicar o contato de mais cinco profissionais que atendam aos critérios de elegibilidade do estudo, e assim sucessivamente. O recrutamento dos participantes será feito pelo aplicativo WhatsApp e a coleta de dados será feita por meio de um questionário de avaliação dos riscos, seguido de três questionários de monitoramento da saúde (após 2, 4 e 6 meses). Todos os questionários estarão disponíveis na página eletrônica Fique Seguro. Os dados coletados serão armazenados e gerenciados na plataforma REDCap.

Serão analisadas as seguintes variáveis de exposição: sexo, idade, comorbidades clínicas, local de trabalho, setor de trabalho, número de lugares em que trabalha, uso de EPIs recomendados, status de vacinação do profissional, procedimentos realizados e exposição por acidentes com material biológico. As variáveis de desfecho avaliadas serão: infecção pelo SARS-CoV-2, mudança de setor, afastamento do trabalho, tempo de afastamento e hospitalização. Os resultados deste estudo terão aplicação direta no desenvolvimento de ações destinadas ao cuidado dos profissionais de saúde nesta e em futuras situações de emergência em saúde no estado de Pernambuco. Além disso, o estudo permitirá comparar os resultados locais aos de outras regiões metropolitanas incluídas no protocolo multicêntrico “Avaliação dos riscos de profissionais de saúde que cuidam de pessoas com COVID-19” (Belém, Fortaleza, Porto Alegre e São Paulo). As metas deste estudo ainda incluem adaptar o Guia da OMS para Avaliação de Riscos de Profissionais de Saúde à COVID-19 para o contexto regional e monitorar a disponibilidade de EPIs e os protocolos de testagem dos profissionais de saúde na RMR durante a pandemia de COVID-19, bem como validar o uso da página eletrônica Fique Seguro como ferramenta de vigilância epidemiológica.

Publicações relacionadas:

Albuquerque MFPM, Souza WV, Montarroyos UR, Pereira CR, Braga C, Araújo TVB, Ximenes RAA, Miranda-Filho DB, Szwarcwald CL, Souza-Junior PRB, Xavier MN, Morais CNL, Albuquerque GDM, Bresani-Salvi C, Mariz CA, Siqueira-Filha NT, Galindo JM, França-Neto CL, Barbosa JMV, Veras MASM, Lima LNGC, Cruz LN, Kendall C, Kerr LRFS, Martelli CMT. Risk of SARS-CoV-2 infection among front-line healthcare workers in Northeast Brazil: a respondent-driven sampling approach. BMJ Open. 2022 Jun 6;12(6):e058369. doi: 10.1136/bmjopen-2021-058369. Link.

Covid-19 entre profissionais de saúde. Link.

Links relacionados:

JC. Segurança e saúde mental de profissionais de saúde são tema de pesquisa da Fiocruz: https://jc.ne10.uol.com.br/pernambuco/2020/08/11965659-seguranca-e-saude-mental-de-profissionais-de-saude-sao-tema-de-pesquisa-da-fiocruz.html

Status: Em andamento
Início: Março/2021
Conclusão prevista: Fevereiro/2023
Eixo temático: Doenças Infecciosas e Tropicais
Eixo metodológico: Pesquisas Epidemiológicas
Fonte de Fomento:
CNPq e IATS
Instituição coordenadora:
IAM-Fiocruz, Pernambuco
Instituções participantes:
UPE
IAM-Fiocruz
Coordenadores:
Celina Maria Turchi Martelli (IAM-Fiocruz)

Maria de Fátima Pessoa Militão de Albuquerque (IAM-Fiocruz)

Integrantes: 
Carlos Brito
Demócrito Miranda Filho
Fanny Julia Mareille Cortes
George Santiago Dimech
Henrique Ferreira Nunes
Jessyka Barbosa
Joanna d’Arc Lyra Batista
Luciana Caroline Albuquerque Bezerra
Marcela Lopes Santos
Maria Cynthia Braga
Nivson Santos de Jesus
Noemia Teixeira de Siqueira Filha
Patricia Ismael de Carvalho
Patrícia Klarmann Ziegelmann
Pedro Miguel dos Santos Neto
Ricardo Arraes de Alencar Ximenes
Ricardo de Souza Kuchenbecker
Thália Velho Barreto de Araújo
Ulisses Montarroyos
Wayner Vieira Souza

Compartilhe:

Em Andamento