Desafios das tecnologias de Inteligência Artificial no mundo real dos serviços e cuidados de saúde

Apresentação

As tecnologias de inteligência artificial (IA) podem melhorar o acesso, a qualidade e a eficiência dos sistemas de saúde. No entanto, o potencial da IA na área da saúde não foi comprovado, poucos estudos avaliaram o impacto clínico e redução de custo com o uso de algoritmos de IA do mundo real na prática clínica. Um dos principais desafios para integrar tecnologias de IA no mundo real é que a maioria das tecnologias não apresentam as evidências científicas necessárias para apoiar suas alegações e não atendem aos padrões regulatórios. Organizações regulatórias e de tomada de decisão, bem como agências de Avaliação de Tecnologias em Saúde, estão enfrentando uma complexidade sem precedentes para avaliar e aprovar tecnologias disruptivas e complexas, especialmente as de IA.

O estudo tem como objetivos identificar quais abordagens os diferentes países estão adotando para regular o acesso ao mercado e os preços das tecnologias de IA; compreender como os reguladores de saúde existentes estão interagindo com os reguladores de IA já estabelecidos; discutir as preocupações éticas da IA (por exemplo, vieses, transparência e explicabilidade da tomada de decisão baseada em algoritmos); compreender os efeitos que a IA terá sobre as relações humanas nos cuidados de saúde e o impacto nas relações entre os diferentes profissionais de saúde (principalmente, os “Cientistas-clínicos” ou profissionais da medicina translacional).

Para isso, será aplicado um framework da Avaliação de Tecnologia em Saúde, com um conjunto abrangente de critérios (avaliação técnica, avaliação clínica, avaliação de fatores humanos, implementação) a 2 estudos de caso: 1) Tecnologia de IA para analisar diagnóstico por imagem de câncer de mama; 2) software (plataforma web com integração de dados sobre pacientes com doenças raras que usam medicamentos de alto custo).Resultados esperados:

O estudo permitirá a conclusão de um pós-doutoramento. Planeja-se a elaboração de dois artigos.

Status: Em andamento
Início: Junho/2021

Conclusão Prevista: Dezembro/2024
Eixo temático: Serviços de Saúde e Políticas Públicas
Eixo metodológico: Revisões Sistemáticas da Literatura
Análises Econômicas
Instituição coordenadora:
Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Instituições participantes:
Fonte de fomento:
Coordenação:
Patrícia Coelho de Soárez (Departamento de Medicina Preventiva, Faculdade de Medicina da USP)


Integrantes: 
Hillegonda Maria Dutilh Novaes (Departamento de Medicina Preventiva, Faculdade de Medicina da USP)
Compartilhe:

Concluídos