O custo do paciente oncológico no final da vida em um hospital de referência do sul do Brasil

Apresentação

O aumento da incidência e da mortalidade por câncer no mundo e, especialmente, no Brasil resultará em significativo impacto econômico. O final da vida do paciente oncológico apresenta um elevado consumo de recursos que, muitas vezes, são equiparáveis aos custos do tratamento inicial do câncer com intenção curativa. O custo elevado no final da vida está associado a uma pior qualidade de morte e mostra o uso inadequado dos recursos em saúde. Avaliar os custos hospitalares do final da vida de pacientes oncológicos pode ser útil para melhor compreensão da qualidade assistencial e poderá auxiliar na elaboração de diretrizes que venham agregar valor ao atendimento do paciente e, principalmente, auxiliar na distribuição mais eficiente dos recursos durante a cadeia de cuidado do paciente oncológico.

O objetivo do projeto é o de estimar os custos diretos médico-hospitalares dos últimos 30 dias de vida de pacientes oncológicos internados em uma enfermaria de clínica médica. Trata-se de um estudo de coorte retrospectiva com uso de prontuário eletrônico. O estudo será realizado com pacientes oncológicos do Sistema Único de Saúde (SUS) internados em uma enfermaria de clínica médica da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (ISCMPA). O período a ser analisado será de 1º de janeiro de 2018 até 31 de dezembro de 2019. Para análise econômica, os custos médicos diretos serão estimados pela técnica de microcusteio bottom-up. O custo real (sem margem de lucro) de medicamentos gerais, material hospitalar, insumos, diária hospitalar, exames (imagem e laboratório), hemoderivados, avaliação de equipes multidisciplinares serão extraídos das contas dos pacientes inclusos no estudo. Todos os custos serão estimados sob a perspectiva de um hospital filantrópico que atende pacientes do SUS. A análise do prontuário será realizada para coleta de variáveis relacionadas ao paciente e à assistência médica. A média de custo por paciente no último mês de vida será utilizada para identificar variáveis preditoras mediante um modelo de regressão linear tradicional. E serão descritos os principais recursos consumidos pelos pacientes no seu último mês de vida.

Os resultados deste estudo fornecerão dados sobre o impacto econômico dos pacientes oncológicos no final da vida. Esses dados poderão ser úteis para um melhor planejamento na alocação de recursos, no desenvolvimento de diretrizes assistenciais e atividades de educação continuada que visem ao uso racional dos recursos nos pacientes oncológicos terminais, tendo como resultado a redução de custos e o incremento da qualidade assistencial nos pacientes oncológicos no seu final de vida.

Publicações relacionadas:

Ito Suffert SC, Motke BB, Linhares AB, et al. Evaluation of Direct Medical Costs and Associated Factors Within the Last 30 days of Life of Hospitalized Cancer Patients. American Journal of Hospice and Palliative Medicine®. 2022;0(0). doi:10.1177/10499091221147906. Link.

Status: Em andamento
Início: Março/2019

Conclusão Prevista: Agosto/2022
Eixo temático:
Outras Doenças Não-Transmissíveis


Eixo metodológico: Análises econômicas
Fonte de Fomento:
FIPE/HCPA
Instituição coordenadora:
Santa Casa de Porto Alegre


Instituição participante:
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
IATS
Coordenação:
Rafael José Vargas Alves (IATS / Santa Casa de Porto Alegre / UFCSPA)
Compartilhe:

Em Andamento