Validação de métodos para diagnóstico e estimativas de prevalência pela infecção por SARS- CoV2 em três populações no Distrito Federal

Apresentação

A estimativa de infecção entre profissionais de saúde e militares com atuação paramédica, haja vista que são estes a força de trabalho que permitem a atenção à saúde dos pacientes desde às suas residências até a internação crítica, ou mesmo a declaração do óbito; (2) a estimativa de infecção pelo COVID-19 na população do Distrito Federal, que permita planejar as ações de controle da doença que ainda deverá permanecer na nossa sociedade até que tenhamos imunidade de rebanho. Desta forma, é estratégico que o GDF saiba a prevalência por todo o Distrito Federal; (3) a estimativa de infecção pelo COVID-19 em uma população vulnerável do Distrito Federal, assumindo-se que nestas áreas os determinantes sociais em saúde que favorecem as características de moradia minimizam que o distanciamento social intrafamiliar, bem como a falta de oportunidades e a reduzida escolaridade tanto impulsionam com que os residentes destas áreas saiam às ruas para buscar os recursos necessários para subsistirem. Ademais, estas áreas costumam sofrer por reduzida infraestrutura, incluindo a falta de saneamento básico, e a carência de outros equipamentos sociais.

O objetivo geral é realizar estudos sobre parâmetros dos testes comprados para uso na rotina de vigilância. São objetivos específicos: montar um painel de amostras para validação de testes para detecção de COVID-19 do Distrito Federal; Realizar estudo de validação de teste rápido para COVID a ser ofertado na rede de diagnóstico do Distrito Federal; Estimar a prevalência de COVID-19 na população residente do Distrito Federal; Monitorar a infecção por SARS-CoV2 na força de trabalho da saúde do Distrito Federal; e Estimar a prevalência de COVID-19 em residentes de área vulnerável do Distrito Federal.

Um artigo sobre validação foi submetido em julho de 2021, ainda sem resultado final. Atualmente, os resultados do estudo de prevalência estão sendo revisados.

Status: Em Andamento
Início: Junho/2020

Conclusão Prevista: Dezembro/2022
Eixo temático: Doenças Infecciosas Tropicais

Eixo metodológico: Pesquisas Epidemiológicas
Fonte de fomento:
FAP-DF
Instituições coordenadoras:
Instituição coordenadora: Universidade de Brasília – Núcleo de Medicina Tropical
Faculdade UnB Ceilândia


Instituições participantes:
Universidade de Brasília – Núcleo de Medicina Tropical
Faculdade UnB Ceilândia
Coordenador:
Wildo Navegantes de Araújo (UnB e IATS)


Integrantes:
Alex Pereira da Silva (UnB)
Ana Izabel Passarela (UnB)
Gustavo Adolfo Sierra Romero (UnB)
Helen da Costa Gurgel (UnB)
Maria Regina Fernandes de Oliveira (UnB e IATS)
Raissa Oliveira (UnB)
Rodrigo Haddad (UnB)
Walter Massa Ramalho (UnB)
Compartilhe:

Em Andamento