Viruses lança edição especial sobre infecção sobre o vírus Zika na gravidez e Síndrome da Zika Congênita na América Latina

Publicação conta com a participação da Prof. Dra. Celina M. T. Martelli, pesquisadora do IATS, como editora convidada

A revista Viruses (ISSN 1999-4915), periódico de virologia de acesso aberto, publicado online mensalmente pela MDPI (Multidisciplinary Digital Publishing Institute), lançou em abril deste ano a edição especial intitulada “Infecção sobre o vírus Zika na gravidez e Síndrome da Zika Congênita na América Latina”. De acordo com Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a infecção pelo Zika vírus durante a gravidez pode causar microcefalia e outras malformações congênitas  denominada Síndrome da Zika Congênita. A infecção pelo vírus Zika também está associada a outras complicações da gravidez, incluindo parto prematuro e aborto espontâneo. Segundo a Fiocruz, entre 2015 e 2016, foram notificadas mais de 4,7 mil suspeitas de malformação em crianças brasileiras, provavelmente associadas à expansão do Zika vírus.

A publicação teve como editora convidada a Prof. Dra. Celina Maria Turchi Martelli, médica e cientista brasileira especialista em epidemiologia das doenças infecciosas e membro do comitê gestor do IATS. Atualmente, ela é pesquisadora do Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães da Fundação Osvaldo Cruz em Pernambuco e colabora com MERG (Grupo de Pesquisa de Microcefalia Epidêmica). Em 2016, a revista Nature a colocou na lista dos dez cientistas mais importantes do mundo. Ela também é membro da Academia Brasileira de Ciências e Academia Pernambucana de Ciências.

A edição especial contempla os avanços em pesquisas, em diferentes áreas de conhecimento como a dinâmica da epidemia; revisão sistemática sobre a vacina; aspectos clínico-epidemiológicas; diagnóstico em gestantes e crianças, além dos aspectos do antropológicos e relativos às ciências sociais nesta região das Américas. De acordo com a Prof. Celina, houve contribuição expressiva dos pesquisadores brasileiros evidenciando uma produção recente de qualidade, durante os anos de 2020 e 2021. 

“Foi um prazer e um aprendizado contribuir com essa edição especial junto com a Dr. Elizabeth B. Brickley (LSHTM/UK) e Dr. David A. Schwartz Medical (College of Georgia/USA). Espero que essa coletânea de 22 artigos nos mais diferentes aspectos da infecção pelo ZIKA vírus na gravidez e nas crianças contribua para o avanço do conhecimento e seja particularmente útil para a gestão em saúde”, aponta ela.

A edição completa pode ser acessa no link.

Comentários desativados