Um ano desafiador. No segundo ano de pandemia, sob efeito do distanciamento social e das restrições estabelecidas em enfrentamento ao vírus, o IATS voltou sua atenção aos projetos de pesquisa com foco na Covid-19. Para além dos diversos estudos que resultaram em publicações científicas e contribuições para a ciência e para sociedade, o IATS buscou estreitar a interlocução com o público, aprimorando seus canais de comunicação.
Pesquisa
Dos 51 projetos de pesquisa cadastrados no site do IATS, 14 foram iniciados em 2021. Destes, quatro são relacionados à Covid-19, alcançando o total de 16 projetos desenvolvidos dentro dessa temática. Destacam-se também os projetos que consolidam as áreas de Value-Based Health Care (VBHC) e de inteligência artificial (IA) em saúde como linhas de pesquisa do Instituto.
Vale pontuar que os coordenadores do IATS fazem parte da construção Centro de Inovação em Inteligência Artificial para a Saúde (CIIA-Saúde), que visa a pesquisa e o desenvolvimento de soluções avançadas em IA, capazes de auxiliar profissionais de saúde no diagnóstico e tratamento de doenças e de orientar gestores na programação de ações de prevenção e organização da assistência à saúde. O que se espera é a otimização dos recursos e melhora da atenção à saúde da população no Brasil.
Produções
A equipe de pesquisadores do IATS publicou mais de 240 artigos em periódicos nacionais e internacionais. O Instituto publicou dois ebooks: “Transferência de conhecimento: Resenhas de publicações científicas em ATS” e “Dicionário de ATS – 2ª edição”, que ainda conta com uma versão em espanhol.
Recursos humanos
O IATS conta com 182 pesquisadores de todo o país, de diferentes áreas do conhecimento e níveis acadêmicos. Em termos de formação de recursos humanos, o Instituto ofertou 32 bolsas de pesquisa com vigência em 2021 e contou com 22 alunos em orientações na graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado.
Ensino
Em 2021, o IATS promoveu o Curso de Especialização em Economia da Saúde e o curso “Introdução à Value-Based Health Care: teoria e aplicações práticas”. O IATS também foi um dos organizadores das duas edições do Congresso Brasileiro de Evidências Clínicas em Covid-19 e do Simpósio Mitos e Verdades Sobre a Covid-19, realizadas em maio e junho. Foram realizados também dois webinars, sendo o primeiro uma live transmitida via YouTube e intitulada “Análise de impacto de Big Data na saúde” (junho), e o segundo, promovido em parceria com a Roche em novembro, sobre o método TDABC, inaugurando uma série de quatro encontros.
Comunicação
O IATS atingiu mais de 4 mil seguidores nas redes sociais (Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter e YouTube), um aumento de 51%. Ao longo do ano, mais de 300 postagens foram realizadas nos perfis do IATS. Além disso, o Instituto atingiu a marca de 2,4 mil acessos em um mês no site. Em termos de mídia, o IATS foi citado em pelo menos 48 notícias em portais como Agência Brasil, Fundmed RS e Setor Saúde.