IV Congresso da Rebrats tem presença de pesquisadores do IATS e trabalho premiado

Evento aconteceu em Brasília

Entre os dias 16 e 20 de outubro, o Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF), recebeu o IV Congresso da Rebrats com o tema “O papel da ATS no enfrentamento dos desafios contemporâneos em saúde”. Foram cerca de mil participantes durante a semana de evento, entre profissionais e gestores de saúde, estudantes, membros dos NATS e interessados em ATS.

Cursos e oficinas foram realizados na fase pré-congresso, entre eles o de Avaliação Crítica de Análises Econômicas em Saúde, abordando uma ferramenta que está sendo desenvolvida no IATS e faz parte do projeto “Desenvolvimento de ferramentas para a condução e avaliação críticas de análises econômicas”. O curso foi ministrado pelos pesquisadores Celina Borges Migliavaca, Cinara Stein, Gabrielle Nunes Escher, Maicon Falavigna e Nayê Balzan Schneider.

Na sequência, a programação científica seguiu com mais de 30 palestrantes nacionais e internacionais. Foram discutidas questões como o valor das tecnologias em saúde e precificação justa, participação social em ATS, sustentabilidade econômica do Sistema Único de Saúde (SUS), Complexo Econômico-Industrial da Saúde, ATS para o desenvolvimento de tecnologias e saúde planetária e ATS, entre outros.

Os pesquisadores do IATS tiveram diversos trabalhos aprovados, que foram expostos em painéis e apresentações orais. O trabalho “Impacto do deslocamento dos pacientes no acesso e desfechos de procedimentos de alta complexidade em cardiologia no SUS: uma análise de dados de mundo real”, com a apresentação da Doutoranda Miriam Zago, foi premiado com o 3º lugar no eixo Equidade e Acesso. O estudo tem como objetivo analisar a distância entre o município de residência e o centro de atendimento, de acordo com a região de residência e organização dos procedimentos, como indicador de acesso a procedimentos de alta complexidade em cardiologia e avaliar o impacto sobre tempo de permanência e letalidade hospitalar.

Confira os demais trabalhos apresentados:

> Análise das Tendências nos Gastos e Volume de Procedimentos Cardiovasculares de 2008 a 2021 em Relação ao Orçamento do SUS

> Judicialização da Saúde para medicamentos órfãos: Redução dos custos com aquisição centralizada pelo Ministério da Saúde no caso do Risdiplam

> Critérios para tomada de decisão em avaliações econômicas em saúde: uma análise de práticas globais

> Instituições responsáveis pela avaliação de tecnologias em saúde globalmente: uma revisão de escopo

> Ferramentas para a análise crítica de avaliações econômicas em saúde: uma revisão de escopo

> Elaboração de ferramenta para avaliação de qualidade de avaliações econômicas em saúde

O evento teve transmissão ao vivo e contou com tradução simultânea. Mais detalhes no Youtube da Rebrats.

Compartilhe:

Comentários desativados