Consumo de alimentos ultraprocessados e impacto cardiometabólico em jovens adultos da coorte do Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (ERICA)

Apresentação

O aumento no consumo dos alimentos ultraprocessados é uma tendência mundial e, por estes alimentos apresentarem um perfil nutricional desfavorável, têm se estudado seu impactado de forma negativa a saúde da população. A adolescência e início da fase adulta são marcados, muitas vezes, pela adoção de hábitos alimentares indesejáveis, como a omissão de refeições, consumo de refeições em frente às telas, alto consumo de alimentos ultraprocessados e baixa ingestão de alimentos in natura ou minimamente processados.

Neste contexto, a transição da adolescência para a fase adulta representa um importante período para a promoção da alimentação saudável e prevenção de fatores de risco para o desenvolvimento precoce de doenças crônicas ao longo da vida. Além disso, o início da fase adulta é um momento importante devido ao ganho de autonomia nas decisões alimentares, e com isso, devem estar preparados para fazer boas escolhas alimentares. Na literatura, estudos mostram que o consumo de ultraprocessados é maior em países desenvolvidos.

No Brasil, o consumo desses alimentos representa entre 20 a 30% das calorias totais diárias, percentual que cresce a cada ano. Nesse contexto, torna-se importante avaliar a evolução do consumo de alimentos ultraprocessados desde a adolescência, bem como avaliar o impacto do hábito de consumo desses alimentos na saúde cardiometabólica. Assim, o objetivo deste projeto é avaliar a associação transversal entre o consumo de alimentos ultraprocessados e fatores de risco cardiometabólicos durante a adolescência (ERICA linha de base) e no início da idade adulta (ERICA fases longitudinais).

Status: Em andamento
Início: Não iniciado
Conclusão prevista: Dezembro/2023
Eixo temático: Doenças Cardiovasculares e Fatores de Risco
Eixo metodológico: Pesquisas Epidemiológicas
Instituição coordenadora:
UFRGS
Coordenação: 
Beatriz D Schaan (UFRGS)

Integrantes:
Mariana Madalosso (UFRGS)
Felipe Vogt Cureau (UFRGS)
Pamela Todendi (UFRGS)

Em Andamento