Desenvolvimento de uma sistemática de monitoramento de valor para a linha de cuidado do tratamento câncer de mama por terapia neoadjuvante

Apresentação

Oferecer um serviço de alta qualidade associado à otimização de custos deve ser o objetivo principal dos serviços de saúde, que pode ser alcançado quando se utiliza um sistema com medidas padronizados e uma prática de gestão eficaz. A padronização da adoção de medidas de desfechos que importam aos pacientes em saúde auxilia na criação de novos modelos de competição e de remuneração baseada em valor, e consequentemente na melhora do cuidado médico assistencial das instituições hospitalares.

Este projeto tem como objetivo propor uma sistemática de monitoramento de valor para a linha de cuidado do tratamento câncer de mama por terapia neoadjuvante no Hospital Moinhos de Vento (HMV), no Hospital Pérola Byington e no Hospital A.C. Camargo Cancer. Para a análise de desfechos, os dados serão coletados a partir de formulários padronizados disponíveis em software REDCap com posterior análise no programa estatístico R Core Team 2017. Para a análise de custos, o método de custeio baseado em atividades e tempo (TDABC) será utilizado como base para a orientação da coleta e análise de dados de custos nos centros participantes. Além de análises descritivas de custos, desfechos e valor, serão utilizados, entre outros, os testes estatísticos Qui-quadrado, exato de Fisher, teste t de Student para amostras independentes, teste t de Student para amostras pareadas ou metodologia de medidas repetidas. O nível de significância 5% será adotado nas análises.

Espera-se que apresentar um modelo de avaliação de valor para ser adotado para a gestão da linha de cuidado do câncer de mama. Além disso, a identificação de benchmarks de cuidado e diferenças com impacto em custos e desfechos entre as tecnologias ofertadas nos sistemas público e suplementar brasileiros será alcançada. Por fim, a metodologia de coleta e análise de dados será documentada e padronizada podendo somar outros centros na pesquisa ao longo do seu desenvolvimento através da rede de pesquisadores do TDABC in Healthcare Consortium e permitindo o alcance de resultados mais generalizáveis para a linha de cuidado do câncer de mama.

Status: Em andamento
Início: Março/2021

Conclusão prevista: Dezembro/2022
Eixo temático: Serviços de Saúde e Políticas Públicas
Outras Doenças Não-Transmissíveis


Eixo metodológico: Análises Econômicas
Modelos de gestão em saúde
Instituição coordenadora: Hospital Moinhos de Vento

Instituições Participantes:
Hospital Pérola Byington
Hospital A.C. Camargo Cancer
IATS
Coordenação: 
Gisele Nader Bastos


Integrantes:
Mohamed Fayeq Parrini Mutlaq
Luiz Antônio Nasi
Sérgio Roithmann
Daniela Dornelles Rosa
Maira Caleffi
Ana Paula Beck da Silva Etges
Carisi Anne Polanczyk
Taiana Saraiva
Maiara Anschau Floriani
Andressa Barreto Glaeser
Andriele Abreu Castro

Em Andamento