Estudo HAEL – Treinamento físico combinado e educação em saúde para idosos com hipertensão arterial: um ensaio clínico randomizado e multicêntrico
Apresentação
A hipertensão arterial sistêmica é uma condição de saúde com alta prevalência na população brasileira, especialmente em idosos. Níveis não controlados de pressão arterial estão associados com importante aumento no risco de eventos cardiovasculares e cerebrovasculares. Por outro lado, o controle dos níveis pressóricos populacionais diminui a mortalidade e os eventos cardiovasculares, gerando reduções de gastos e aumento da qualidade de vida da população. Diversas evidências demonstram eficácia do exercício físico crônico, principalmente o exercício aeróbico, no tratamento da hipertensão arterial. Porém, embora a combinação de estímulos aeróbicos e de força seja amplamente recomendada para induzir benefícios neuromusculares e cardiorrespiratórios frente ao envelhecimento, evidências sólidas para a população hipertensa são escassas. Neste sentido, o presente projeto descreve um ensaio clínico randomizado, no qual buscou-se avaliar os efeitos de um programa de treinamento combinado pragmático, com pouca necessidade de maquinário específico, comparado a um programa de educação em saúde, nos níveis de pressão arterial ambulatorial de idosos hipertensos.
O Estudo HAEL teve como objetivo avaliar uma estratégia pragmática de treinamento físico combinado, com exercícios aeróbicos e de força, para idosos com hipertensão arterial. O desfecho primário do estudo foi avaliado através da monitorização ambulatorial, método que possibilita a avaliação de 24 horas da pressão arterial. O estudo foi multicêntrico, tendo como centro coordenador o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e como centro participante a Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
O estudo contou com a randomização de um total de 160 participantes, os quais foram alocados no grupo intervenção com treinamento físico ou no grupo comparador, baseado em educação em saúde. Atualmente, o manuscrito principal está em preparo e será acompanhado pela disseminação de outros dois estudos, sendo um sobre a aderência dos participantes à proposta de treinamento físico (delineada para ser aplicável em serviços de saúde e facilitar a incorporação) e outro estudo com escopo metodológico, explorando diferentes formatos de entrega de resultados individuais (exames) de pesquisa aos participantes. De forma a maximizar os recursos recebidos por entes públicos (CNPq, FAPERGS e HCPA), bem como o uso de infraestrutura pública (Ginásio Tesourinha) para a intervenção, o que ocorreu através da parceria estabelecida com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, o estudo HAEL representa um esforço de transparência em pesquisa, com protocolo de pesquisa, materiais e dados abertos.
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Cíntia E. Botton, Lucas P. Santos, Bruna G. Moraes, Raíssa B. Monteiro, Maria Luiza Gomes, Eurico Wilhelm, Stephanie S. Pinto, Daniel Umpierre.
BMC Med Res Methodol. 2022 Feb 10;22(1):42. doi: 10.1186/s12874-022-01535-7. Link.
UMPIERRE, D. M. et al. The “Hypertension Approaches in the Elderly: a Lifestyle study” multicenter, randomized trial (HAEL Study): rationale and methodological protocol. BMC Public Health, v. 19, n. 657, p.1-13, 2019. Link.
Exercise, Cardiovascular Health, and Risk Factors for Atherosclerosis: A Narrative Review on These Complex Relationships and Caveats of Literature. Santos LP, Umpierre D. Front Physiol. 2020 Jul 31;11:840. doi: 10.3389/fphys.2020.00840. Link.
Maximal Oxygen Uptake Is Underestimated during Incremental Testing in Hypertensive Older Adults: Findings from the HAEL Study. Schaun GZ et al. Med Sci Sports Exerc. 2021 Jul 1;53(7):1452-1459. doi: 10.1249/MSS.0000000000002598. Link.
Links relacionados:
HCPA. Pesquisa recruta idosos com hipertensão: https://www.hcpa.edu.br/1084-pesquisa-recruta-idosos-com-hipertensao
Status: Concluído |
Início: Novembro/2017 Conclusão: Março/2022 |
Eixo temático: Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus, Obesidade, Terapias Eixo metodológico: Ensaios Clínicos Randomizados |
Fonte de Fomento: CNPq FAPERGS CAPES FIPE |
Instituição coordenadora: Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituições participantes: Universidade Federal de Pelotas |
Coordenação: Daniel Umpierre de Moraes (UFRGS) Lucas Porto Santos (UFRGS) Integrantes: Cíntia Ehlers Botton (IATS) Eurico Nestor Wilhelm (UFPel) Lucas Helal (UFRGS) Gustavo Zaccaria Schaun/ Universidade Federal de Pelotas Gustavo Dias Ferreira/ Universidade Federal de Pelotas Angélica Trevisan De Nardi (UFRGS) Lucinéia Orsolin Pfeifer (UFRGS) Nórton Luís Oliveira (IATS) Anderson Donelli da Silveira (HCPA) Carisi Anne Polanczyk (IATS) Graciele Ferreira Mendes (UFPel) Hirofumi Tanaka (Universidade de Connecticut) Leonardo Alves (IATS) Leony Galliano (UFPel) Linda S. Pescatello (Universidade do Texas em Austin) Maria Laura Brizio (UFPel) Patrícia Martins Bock (FACCAT) Paula Campelo (UFPel) Ruy Silveira Moraes (HCPA) Marlos Rodrigues Domingues (UFPel) Beatriz D. Schaan (HCPA) Cristine Lima Alberton (UFPel) Stephanie Santana Pinto (UFPel) Elisa Portella (UFPel) Héctor Ferreira (UFPel) Larissa X. N. da Silva (IATS) Bruna Góes Moraes (UFRGS) Akemy Kawany Neubert Kamitoyo (UFRGS) Raíssa Borges Monteiro (HCPA) |