Ensino

Ensino

O IATS desenvolve suas atividades de Ensino como uma estratégia de contribuição para a Formação de Recursos Humanos. Um exemplo é o “Curso de Especialização em Economia da Saúde”, que chegou em sua segunda edição em 2020 com objetivo de ampliar a capacitação entre gestores e profissionais que atuam diretamente na administração de serviços no SUS. Outras atividades são os cursos de “Metodologia em ATS”, que já formou três turmas em conhecimentos fundamentais sobre Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), e de “Análises de Custo-efetividade”, que proporciona o aprofundamento em ferramentas em avaliações econômicas em Saúde.

O INCT também atua em cursos de curta duração, como “Métodos de Microcusteio Aplicados a Avaliações Econômicas em Saúde”, que coloca profissionais em contato com técnicas essenciais para a gestão das finanças da saúde. E em cursos sob encomenda, como “Saúde Baseada em Evidências e as Decisões Judiciais”, que prepara Promotores de Justiça, Defensores Públicos e Técnicos do Poder Judiciário para a interpretação de pareceres técnico-científicos com evidências científicas para apoiar o trabalho do Poder Judiciário e dos operadores do Direito.

Introdução à Value-Based Health Care:

Teoria e Aplicações Práticas

Especialização em

Economia da Saúde

Aplicação da Metodologia de

Microcusteio na Pesquisa

Capacitação em ATS: Conceitos e Atualizações

Avaliação Econômica em Saúde

Palestra: Fundamentos em ATS

Resenhas

O grupo de pesquisadores que integra o IATS desenvolve suas produções científicas e publica em periódicos nacionais e internacionais. Entretanto, a compreensão da literatura científica é um desafio para sociedade devido à linguagem técnica utilizada. Visando oferecer à sociedade uma “tradução” dos trabalhos científicos, o IATS criou a produção de resenhas científicas, a partir de artigos, dissertações e teses publicados ou projetos de pesquisa em andamento.

O desenvolvimento científico está diretamente relacionado à formação de recursos humanos que possam contribuir para as pesquisas em andamento e para a produção acadêmico-científica. Por isso, é de fundamental a importância a existência de programas de apoio financeiro para estudantes e pesquisadores com o objetivo de formação e capacitação de pessoas para fomento à pesquisa.

bolsas 2
bolsas 1