Ensino

Ensino

O IATS desenvolve suas atividades de Ensino como uma estratégia de contribuição para a Formação de Recursos Humanos. Um exemplo é o “Curso de Especialização em Economia da Saúde”, que chegou em sua segunda edição em 2020 com objetivo de ampliar a capacitação entre gestores e profissionais que atuam diretamente na administração de serviços no SUS. Outras atividades são os cursos de “Metodologia em ATS”, que já formou três turmas em conhecimentos fundamentais sobre Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), e de “Análises de Custo-efetividade”, que proporciona o aprofundamento em ferramentas em avaliações econômicas em Saúde.

O INCT também atua em cursos de curta duração, como “Métodos de Microcusteio Aplicados a Avaliações Econômicas em Saúde”, que coloca profissionais em contato com técnicas essenciais para a gestão das finanças da saúde. E em cursos sob encomenda, como “Saúde Baseada em Evidências e as Decisões Judiciais”, que prepara Promotores de Justiça, Defensores Públicos e Técnicos do Poder Judiciário para a interpretação de pareceres técnico-científicos com evidências científicas para apoiar o trabalho do Poder Judiciário e dos operadores do Direito.

Cursos

Introdução à Value-Based Health Care: Teoria e Aplicações Práticas

Especialização em Economia da Saúde

Capacitação em ATS: Inovações e Atualizações Metodológicas

Aplicação da Metodologia de Microcusteio na Pesquisa

Resenhas

O grupo de pesquisadores que integra o IATS desenvolve suas produções científicas e publica em periódicos nacionais e internacionais. Entretanto, a compreensão da literatura científica é um desafio para sociedade devido à linguagem técnica utilizada. Visando oferecer à sociedade uma “tradução” dos trabalhos científicos, o IATS criou a produção de resenhas científicas, a partir de artigos, dissertações e teses publicados ou projetos de pesquisa em andamento.

O desenvolvimento científico está diretamente relacionado à formação de recursos humanos que possam contribuir para as pesquisas em andamento e para a produção acadêmico-científica. Por isso, é de fundamental a importância a existência de programas de apoio financeiro para estudantes e pesquisadores com o objetivo de formação e capacitação de pessoas para fomento à pesquisa.

122Bolsas implementadas (2017-2021)
15Bolsistas em atividade

Categorias de bolsas vigentes

 

As categorias de bolsas estão divididas entre alunos de Iniciação Cientifica, Pesquisadores Junior (mestrandos e doutorandos) e Pesquisadores Sênior (pós-doutorandos).

  • Aluno de Iniciação Cientifica
  • Pesquisador Junior
  • Pesquisador Sênior

Fontes de fomento

 

As agências que financiam as bolsas ao projeto do INCT IATS são: CNPq, CAPES e Fapergs. O gráfico abaixo apresenta o número de bolsas cedidas por cada uma desde 2017 até o momento.

  • CAPES
  • CNPq
  • Fapergs