IATS lança ebook de resenhas com foco na transferência de conhecimento

Livro reúne mais de 70 resenhas descritivas elaboradas a partir de publicações científicas

Junto à pesquisa e ao ensino, a preocupação com a transferência de conhecimento é um dos focos de atuação do IATS. Dentre outras ações relacionadas a esse pilar como a utilização de plataformas de redes sociais para divulgação científica e a organização de eventos acadêmicos, os pesquisadores que integram o IATS desenvolvem, desde os primeiros anos do Instituto, resenhas descritivas a partir de publicações científicas que são disponibilizadas gratuitamente para acesso no site do IATS.

O principal objetivo dessa iniciativa é a apresentação de estudos e de pesquisas através de uma linguagem mais acessível ao público geral. Afinal, além de a compreensão da literatura científica requerer um conhecimento técnico especializado, muitos artigos científicos são publicados somente em língua inglesa. Dessa forma, visando oferecer à sociedade uma “tradução” dos trabalhos científicos, o IATS organizou e conduz uma produção de resenhas descritivas, a partir de artigos, dissertações e teses publicados ou projetos de pesquisa em andamento.

O resultado dessa produção agora também poderá ser consultado no ebook “Transferência de conhecimento: Resenhas de publicações científicas em ATS”, organizado pelo IATS e lançado pela Pubblicato Editora. O livro, que reúne resenhas produzidas ao longo de mais de 10 anos de atuação do IATS, foi estruturado a partir dos seis eixos temáticos que orientam a produção de pesquisas e de artigos dentro do Instituto: 1) Doenças Cardiovasculares e Fatores de Risco; 2) Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus, Obesidade, Terapias; 3) Doenças Infecciosas e Tropicais; 4) Vacinas e Imunopreviníveis; 5) Serviços de Saúde e Políticas Públicas; e 6) Outras Doenças Não-Transmissíveis.

De acordo com a Prof. Dra. Carisi Anne Polanczyk, coordenadora do IATS e uma das organizadoras do livro junto com as pesquisadoras Bruna Stella Zanotto e Miriam A. Zago Marcolino, o material foi disponibilizado para acesso gratuito em formato digital com o objetivo de disseminar este conhecimento de uma forma ágil e facilitada.

“Com a publicação deste ebook, desejamos contribuir para a produção de conhecimento e para o desafio da divulgação científica”, complementa.

Confira o vídeo de lançamento do ebook com depoimentos das organizadoras. A publicação completa pode ser acessada pelo link.

Comentários desativados