INTRODUÇÃO À VALUE-BASED HEALTH CARE: 
TEORIA E APLICAÇÕES PRÁTICAS
Carga horária: 15 horas
Data: 2 a 6 de agosto de 2021
com sessões síncronas das 18h30min às 21h.

Objetivos:

– Introduzir os conceitos de Value Based Health Care (VBHC)
– Explorar a aplicação prática dos conceitos da geração de valor em saúde no sistema
– Proporcionar o entendimento sobre como a adoção de VBHC no sistema de saúde contribui com a capacidade de gestão eficiente do sistema.
– Apresentar vantagens e desvantagens de diferentes modelos de remuneração
– Discutir o por que o sistema de saúde precisa se transformar e migrar para a adoção de um modelo de gestão baseado em valor.
– Abordar as principais barreiras para implantação do VBHC no Brasil

Público-alvo:

O curso é recomendado a todos os profissionais e estudantes de pós-graduação que buscam o conhecimento sobre Value-based Health Care e métodos de gestão de organizações de saúde contemporâneos. Não é requisito para o curso ter conhecimentos fundamentais em VBHC.

Corpo docente:

O curso será coordenado por três professoras com certificação Green Belt em Value-Based Health care.

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), mestrado em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Foi aluna do Seminário de VBHC da Harvard Business School – Class 2020 e possui as certificações Yellow Belt em Value Based Health Care (2020) e Green Belt em Value Based Health Care (2021). Atua como coordenadora geral do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para ATS (INCT/CNPq, professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, médica do Serviço de Cardiologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, chefe do Serviço de Cardiologia do Hospital Moinhos de Vento, e pesquisadora 1B do CNPq. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cardiologia, atuando em pesquisa clínica nos seguintes temas: dor torácica, qualidade assistencial, infarto agudo do miocárdio e síndrome coronariana aguda. Nos últimos anos tem desenvolvido projetos na área de economia da saúde, com ênfase em custo-efetividade, avaliação, gestão e incorporação de tecnologia.

Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas (2003) com residência em Medicina de Família e Comunidade (MFC) pelo Grupo Hospitalar Conceição (2005). Especialista em Medicina de Família e Comunidade pela Sociedade Brasileira de MFC (2006), mestre em Epidemiologia pelo Programa de Pós Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (2008) e Doutora em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011), tendo atuado como Fellow pela Universidade de Oxford (2015). Possui as certificações Yellow Belt em Value Based Health Care (2020) e Green Belt em Value Based Health Care (2021). Atua como Vice-Coordenadora do Curso de Medicina da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (2017-2018), Gerente Médica do Hospital Moinhos de Vento e Professora Associada do Departamento de Saúde Coletiva da UFCSPA.

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013), mestrado Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Foi aluna do Seminário de VBHC da Harvard Business School – Class 2021 e possui as certificações Yellow Belt em Value Based Health Care (2020) e Green Belt em Value Based Health Care (2021). Atua como pesquisadora de pós-doutorado do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para ATS (INCT/CNPq), professora adjunta da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, e consultora em projetos de análise econômica e gestão estratégica em saúde. Tem desenvolvido diversos projetos na área de economia da saúde, com ênfase em gestão de saúde baseada em valor, avaliação, gestão e incorporação de tecnologias de saúde, e análise de custos utilizando o método de custeio baseado em atividades e tempo (TDABC) e por isso fundou em 2020 o TDABC in Healthcare Consortium.

Convidados:

Cronograma de aulas:

Data Aula
2/08/2021 Conceitos Fundamentais e Introdução a Agenda de Valor e ao conceito de IPU
3/08/2021 Medição de Desfechos e Experiência do Paciente (PROMS e PREMS)
4/08/2021 Medição de Custos
5/08/2021 Modelos de Remuneração baseados em valor
6/08/2021 Experiências internacionais de implementação de VBHC

Investimento:

R$ 2.330,00 (dois mil trezentos e trinta reais) por aluno – em até 3x no cartão de crédito

Matrículas:

até 15 de junho de 2021

até 05 de julho de 2021

Desconto para pós-graduandos:

Os alunos de pós-graduação têm desconto de 15% na inscrição, mediante o preenchimento do formulário abaixo. Os estudantes aprovados serão avisados por e-mail para que possam realizar a inscrição a partir do link enviado. O aluno avaliado com propósito de destaque ganhará a inscrição gratuita no curso.

Realização: