A epidemia de diabetes e suas complicações

Apresentação

Contribuições para a vigilância de DCNTs, trata de uma colaboração entre a Secretaria de Vigilância em Saúde e o PPG de Epidemiologia da UFRGS, liderado pelo pesquisador e membro do CG, Bruce Duncan. O estudo busca gerar evidências para monitoramento e controle das DCNTs no Brasil e, mais especificamente, do diabetes e suas complicações. As Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (DCNT) tornaram-se a principal causa de carga de doença global. A OMS e a ONU, preocupadas com o impacto crescente dessas doenças, que acarreta riscos ao próprio desenvolvimento das nações, vêm reunindo líderes dos países para o seu enfrentamento.

Em 2018, foi feita avaliação das metas globalmente e foram acordadas novas metas para o controle de 5 grupos de doenças (doença cardiovascular, câncer, doença respiratória crônica, diabetes e doença mental) e 5 fatores de risco (alimentação não-saudável, inatividade física, uso prejudicial de álcool, uso de produtos do tabaco, e poluição do ar). O  conjunto de evidências geradas a partir dos objetivos desta proposta colaborativa poderá guiar a proposição de ações preventivas e de controle das DCNTs, com foco na epidemia de diabetes e suas complicações.

São planejadas colaborações com pesquisadores do GBD, do Imperial College e de alguns países latino-americanos, o que ampliará a abrangência dos objetivos aqui propostos e colocará a epidemia de diabetes no Brasil no contexto da epidemia de diabetes em outros países da Região.  Os principais objetivos são: 1) Avaliar o alcance da Meta de Desenvolvimento Sustentável, tendo como referência as análises padronizadas do GBD; 2) Subsidiar o planejamento do plano de enfrentamento da DCNTs 2020-2030 (5 doenças e 5 fatores de risco), à luz da proposição Mecanismo de Coordenação Global das DCNTs (GCM/NCD); e 3) Desenvolver plano de vigilância da epidemia de diabetes e suas complicações.

Publicações relacionadas:

Dos Reis RCP, Duncan BB, Szwarcwald CL, Malta DC, Schmidt MI. Control of Glucose, Blood Pressure, and Cholesterol among Adults with Diabetes: The Brazilian National Health Survey. J Clin Med. 2021 Jul 31;10(15):3428. doi: 10.3390/jcm10153428. PMID: 34362211; PMCID: PMC8347573. Link.

Status: Em andamento
Início: Dezembro/2019

Conclusão prevista: Novembro/2022
Eixo temático:
Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus, Obesidade e Terapias

Eixo metodológico:
Pesquisas Epidemiológicas
Instituição coordenadora:
UFRGS

Instituição participante:

Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS)
Fonte de fomento:
MS/SVS
Coordenação: 
Bruce Duncan (UFRGS)
Maria Inês Schmidt (UFRGS)

Em Andamento