Análise de custo-efetividade de cadeira de rodas manual tipo Leve (“lightweight”) versus Ultraleve (“ultralight”) em adultos jovens com lesão medular tipo paraplegia

Apresentação

Sabendo da problemática acerca da escassez de avaliações econômicas completas em cadeira de rodas, principalmente em cadeira de rodas manuais, o estudo tem como objetivo realizar uma análise de custo-efetividade de cadeira de rodas manual tipo Leve (“lightweight”) e Ultraleve (“ultralight”) em adultos jovens com lesão medular tipo paraplegia.

Trata-se de um estudo de avaliação econômica completa do tipo análise de custo-efetividade com base em modelagem. Serão coletados dados primários de qualidade de vida. O recrutamento dos participantes será realizado através de contatos com profissionais da área da saúde que trabalham em centros de dispensação de cadeira de rodas privados de São Paulo. Será agendado um horário para o preenchimento dos questionários genéricos de qualidade de vida e específico de cadeira de rodas.

As informações serão coletadas em duas etapas:

(1) Etapa Inicial: os participantes preencherão os instrumentos genéricos de qualidade de vida EUROQOL Escala Visual Analógica, SF-6D e Avaliação da Satisfação do Usuário com a Tecnologia Assistiva de Quebec (B-QUEST 2.0.). Serão coletados também dados demográficos e informações sobre a cadeira de rodas atual. (2) Segunda etapa: consistirá na coleta de dados após 4 meses de uso da tecnologia proposta. Os participantes preencherão os instrumentos genéricos de qualidade de vida (SF-6D Brasil e o EQ VAS) e específico de cadeira de rodas (B-QUEST 2.0). Serão coletados também dados sobre a cadeira de rodas adquirida, estratégia proposta. A coleta das informações acontecerá de maneira remota, via plataforma virtual do Google Meet ou Zoom.

O estudo permitiu a conclusão de um pós-doutoramento (Eliana Chaves Ferretti) em 2022. Dois artigos já foram publicados e planeja-se a elaboração de outro artigo.

Publicações relacionadas:

Ferretti EC, Curi HT, Andrade LF, Cooper RA, Soárez PC. Conceptual mapping proposed to comprehend the effect of wheelchair mobility on social participation and quality of life: a systematic review. Disabil Rehabil Assist Technol. 2022 Oct 19:1-17. doi: 10.1080/17483107.2022.2126904. Epub ahead of print. PMID: 36260418. Link.

Ferretti EC, Suzumura E, Rozman LM, Cooper RA, de Soárez PC. Economic evaluation of wheelchairs interventions: a systematic review. Disabil Rehabil Assist Technol. 2021 Nov 9:1-12. doi: 10.1080/17483107.2021.1993360. Epub ahead of print. PMID: 34753399. Link.

Status: Em andamento
Início: Junho/2021

Conclusão Prevista: Dezembro/2023
Eixo temático: Serviços de Saúde e Políticas Públicas
Eixo metodológico: Revisões Sistemáticas da Literatura
Análises Econômicas
Instituição coordenadora:
Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Instituições participantes:
UNIFESP
University of Pittsburgh, PA, USA
Fonte de fomento:
Coordenação:
Patrícia Coelho de Soárez (Departamento de Medicina Preventiva, Faculdade de Medicina da USP)


Integrantes: 
Eliana Chaves Ferretti (Departamento de Ciências do Movimento Humano, UNIFESP)
Erica Aranha Suzumura (Departamento de Medicina Preventiva, Faculdade de Medicina da USP)
Luciana Martins Rozman (Departamento de Medicina Preventiva, Faculdade de Medicina da USP)
Rory A. Cooper (Department of Rehabilitation Science and Technology, University of Pittsburgh, PA, USA)
Compartilhe:

Concluídos