Associação entre intervenções de atividade física e capacidade funcional em adultos de meia-idade e idosos com diabetes tipo 2: revisão sistemática e meta-análise de ensaios clínicos randomizados ou não randomizados

Apresentação

O diabetes mellitus tipo 2 (DM2) é um problema de saúde crescente, com proporções que aumentam a cada ano no mundo todo, tendo maior prevalência em idosos. Essa faixa etária também é bastante afetada por reduções no desempenho funcional, que parece ser mais pronunciado em pacientes com DM2. Portanto, nosso objetivo é resumir as alterações (se houver) na capacidade funcional de adultos de meia-idade e idosos com DM2 que participam de intervenções de atividade física estruturada.

O protocolo deste artigo é relatado com base nas recomendações PRISMA-P. Com os dados disponíveis, realizaremos uma meta-análise e se possível, serão realizadas análises de subgrupo, de sensibilidade e meta-regressão. A revisão é baseada principalmente nas recomendações do Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions, Version 6.

Temos como objetivo fornecer uma síntese de alta qualidade sobre os efeitos de programas de exercícios estruturados sobre a capacidade funcional de adultos de meia-idade e idosos com DM2. Este trabalho pode refinar as recomendações clínicas que ainda são genéricas para a população com DM2.

Publicações relacionadas:

Pfeifer, L. O., De Nardi, A. T., da Silva, L. X. N., Nascimento, D. M. d., Botton, C. E., Teodoro, J. L., … Umpierre, D. (2020, November 3). Association between physical activity interventions and functional capacity in middle-aged adults and older individuals with type 2 diabetes: a protocol for a systematic review and meta-analysis of randomized or non-randomized clinical trials. https://doi.org/10.31219/osf.io/kpg2m. Link.

Status: Em Andamento
Início: Novembro/2017

Conclusão prevista: Outubro/2021
Eixo temático: Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus, Obesidade, Terapias

Eixo metodológico: Revisões Sistemáticas da Literatura Metanálises
Fonte de fomento:
CAPES
Instituição coordenadora:
UFRGS

Instituições participantes:
HCPA
Coordenação: 
Daniel Umpierre (UFRGS)


Integrantes:
Lucinéia Orsolin Pfeifer (UFRGS)
Angélica Trevisan De Nardi (UFRGS)
Larissa Xavier Neves da Silva (UFRGS) 
Daniela Meirelles do Nascimento (UFRGS)
Cíntia Ehlers Botton (UFPel)
Juliana Lopes Teodoro (UFRGS)
Beatriz D’Agord Schaan (UFRGS)

Em Andamento