Capacitação de RH e avaliação de seu impacto para melhorias nas ações de imunização em Angola

Apresentação

Uma cooperação internacional entre o Governo da República de Angola e a Aliança das Vacinas (GAVI) tem propiciado parceria para o desenvolvimento científico e humano desde 2001, através do Programa Ampliado de Vacinação do Ministério da Saúde de Angola. Tal parceria, que já recebeu investimento de US$ 111 milhões, resultou na introdução das vacinas pentavalente, pneumocócica, rotavírus e, mais recentemente, ações envolvendo imunização contra poliomielite, sarampo e rubéola.

Em sua participação, o IATS atua em estudo para avaliar e monitorar a implementação das atividades de capacitação de recursos humanos para o programa e o impacto das próprias ações de imunização naquela comunidade. O projeto também busca aproximar a Academia e as esferas de gestão do sistema de saúde local, de forma a favorecer a produção e o uso de conhecimento científico com vistas à solução de problemas práticos vivenciados na gestão de saúde em Angola.

O estudo tem coordenação da professora Cristiana Maria Toscano, que representa o IATS no Comité de Coordenação Interagências, formado pelos parceiros de implementação: OMS, UNICEF, USAID, CDC, CORE GROUP, Cruz Vermelha, Forças Armadas e outras instituições angolanas.

Links relacionados:

LNCT Webinar: training health workers virtually during covid-19 – lessons from Angola and India: https://lnct.global/resources/lnct-webinar-training-health-workers-virtually-during-covid-19-lessons-from-angola-and-india/

Status: Em andamento
Início: Janeiro/2019

Conclusão prevista: Dezembro/2021
Eixo temático:
Vacinas e Imunopreviníveis Serviços de Saúde e Políticas Públicas


Eixo metodológico: Plataforma Metodológica de Apoio à Avaliação e Monitoramento de Tecnologias em Saúde
Fonte de Fomento:
Bill & Melinda Gates Foundation / R4D
Instituição coordenadora:
Universidade Federal de Goiás


Instituição participante: Escola Nacional de Saúde Pública/Angola
Coordenação:
Cristiana Toscano (UFG)

Integrantes:
Michelle Quarti Machado da Rosa (UFG)
Fernanda D’Athayde (UFG)

Em Andamento