Determinação da acurácia de diferentes testes e dinâmica da transmissão e evolução da infecção por Sars-Cov-2 na população privada de liberdade

Apresentação

O objetivo do projeto é determinar a acurácia de diferentes testes diagnósticos e a dinâmica da transmissão e evolução da infecção por SARS-COv-2 em presídios no Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. No Brasil, o encarceramento em massa sem estrutura adequada leva a uma superpopulação carcerária em condições inapropriadas, acarretando problemas de saúde relacionados ao ambiente. Na proposta, visamos determinar a acurácia de diferentes testes diagnósticos e a dinâmica da transmissão e evolução da infecção por SARS-COv-2 em presídios no Mato Grosso do Sul (Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho e Instituto Penal de Campo Grande) e Distrito Federal (Complexo da Papuda: Penitenciária do DF I e Penitenciária do DF II).

Os objetivos específicos são avaliar a acurácia de novos diagnósticos para coronavírus no cenário local; Medir a prevalência e a taxa de infecção por coronavírus nas prisões; Caracterizar a dinâmica da infecção viral por coronavírus em PPL; Descrever os dados epidemiológicos e clínicos dos casos confirmados de COVID-19; Identificar a cadeia de transmissão do vírus no ambiente prisional. Será conduzido um estudo observacional, descritivo, quantitativo de casos de infecção por SARS-COv-2 em população privada de liberdade associado a uma abordagem analítica relacionada ao estudo de acurácia entre testes laboratoriais. Os participantes serão previamente informados do estudo e terão suas dúvidas esclarecidas. Aqueles participantes que forem considerados elegíveis e aceitarem participar deverão assinar o TCLE, e só então responderão ao questionário com perguntas objetivas, dando início a sua participação na pesquisa. Os dados coletados ficarão sob a guarda e a responsabilidade dos pesquisadores por período de cinco anos.

Os resultados decorrentes do estudo, favoráveis ou não, serão organizados e apresentados à sociedade científica na forma de relatórios para os gestores, publicações de artigos científicos e resumos em eventos científicos, prezando sempre pelo sigilo de modo que nenhum participante seja identificado. Reitera-se que a pesquisa não trará riscos imediatos ou futuros aos participantes. Durante a coleta de sangue e swab nasal e orofaríngeo poderá ocorrer desconforto durante os procedimentos e, raramente, hematoma no local da punção venosa. Reitera-se, ainda, que o benefício direto será o diagnóstico laboratorial da doença, seja na fase assintomática como sintomática, reduzindo, por exemplo, surto e óbitos. Além disso, a utilização dos dados/resultados obtidos no desenvolvimento da pesquisa será importante para a reorientação de ações e propostas de vigilância e manejo referentes à transmissão dessa infecção na população estudada.

Status: Em andamento
Início: Junho/2020

Conclusão Prevista: Junho/2022
Eixo temático:
Doenças Infecciosas e Tropicais

Eixo metodológico:
Pesquisas Epidemiológicas
Análises Econômicas
Fonte de Fomento:
Chamada MCTIC / CNPq / FNDCT / MS / SCTIE /Decit No 07/2020 – Pesquisas para enfrentamento da COVID-19, suas consequências e outras síndromes respiratórias agudas graves – Processo: 402957/2020-2
Instituição coordenadora: Núcleo de Medicina Tropical (Universidade de Brasília)
Faculdade UnB Ceilândia


Instituições participantes:
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Fundação Oswaldo Cruz – Mato Grosso do Sul
Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul
Universidade Federal da Grande Dourados 
Secretaria Estadual de Saúde do Distrito Federal
Stanford University (EUA)
Coordenação: 
Wildo Navegantes de Araújo (UnB e IATS)

Integrantes:
Andrea da Silva Santos (UFMS)
Christina Pacheco Santos Martin (UERN)
Crhistinne Cavalheiro Maymore Gonçalves (UFMS)
Everton Ferreira Lemos (UFMS)
Gustavo Adolfo Sierra Romero (UnB e IATS)
Janaina de Oliveira (SES-DF)
Jason Randolph Andrews (Stanford University)
Julio Henrique Croda (UFMS e Fiocruz-MS)
Maria Regina Fernandes de Oliveira (UnB e IATS)
Mariana Trinidad Ribeiro da Costa Garcia Croda (UFMS)
Rafael Jardim de Moura (SES-DF)
Roberto Dias de Oliveira (UEMS)
Rodrigo Haddad (UnB)
Wallace dos Santos (SES-DF)
Walter Massa Ramalho (UnB)

Em Andamento