Perspectivas dos participantes de um ensaio clínico com idosos hipertensos sobre o retorno de resultados individuais: estudo aninhado a um ensaio clínico randomizado

Apresentação

Visando maior transparência e responsabilidade com os participantes de pesquisa, a disseminação de dados de ensaios clínicos é considerado um dos processos de boa prática articulados pela Organização Mundial de Saúde. Compartilhar os resultados com indivíduos e o público leigo após a participação em um estudo é um imperativo ético. No entanto, a disseminação de resultados dos ensaios clínicos é geralmente realizada dentro da comunidade de saúde e os esforços de divulgação – além das publicações científicas – são limitados, com escassas recomendações quanto aos itens a serem incluídos na comunicação de dados e como divulgá-los.

Deste modo, o presente estudo aninhado à um ensaio clínico (Study Within A Trial – SWAT) objetiva avaliar e explorar dois formatos face a face diferentes (contextos individuais ou de grupo) para a entrega de resultados individuais a participantes do estudo “Treinamento físico combinado e educação em saúde para idosos com hipertensão arterial: um ensaio clínico randomizado e multicêntrico”, avaliando a compreensão, satisfação e bem-estar psicológico de curto prazo gerado por diferentes formatos de entrega. Assim, a amostra contemplará aproximadamente 27% dos participantes do Estudo HAEL, contabilizando um total de 50 participantes com as coletas realizadas no Centro Porto Alegre. Os participantes serão randomizados para dois grupos de disseminação dos resultados individuais: (1) formato face a face individual (pesquisador-participante); (2) face a face em grupo.

Em ambos os formatos, haverá entrega de documento padronizados com as informações de testes e exames. Para avaliação dos formatos de disseminação de resultados individuais, os participantes serão convidados a preencher um questionário autoaplicado em escala likert. O estudo fornecerá evidências para facilitar a transparência da comunicação e disseminação de resultados individuais de ensaios clínicos para a população idosa hipertensa. A comunicação efetiva pesquisador-participante por meio dos resultados do estudo é uma forma de reconhecer o papel vital que cada participante desempenha no processo científico e agregar valor à sua participação.

Status: Em andamento
Início: Janeiro/2019

Conclusão Prevista: Agosto/2021
Eixo temático:
Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus, Obesidade, Terapias


Eixo metodológico: Ensaios Clínicos Randomizados
Fonte de Fomento:
CAPES
FIPE
Instituição coordenadora:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul 
Coordenação: 
Daniel Umpierre de Moraes (UFRGS)
Angélica Trevisan De Nardi (UFRGS)


Integrantes: 
Lucas Porto Santos (UFRGS)
Nórton Luís Oliveira (IATS)
Lucinéia Orsolin Pfeifer (UFRGS)
Cíntia Ehlers Botton (IATS)
Anderson Donelli da Silveira (HCPA)
Bruna Góes Moraes (UFRGS)
Akemy Kawany Neubert Kamitoyo (UFRGS)
Raíssa Borges Monteiro (HCPA)

Em Andamento