APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DE MICROCUSTEIO NA PESQUISA
Carga horária: 6 horas
Modalidade: webinar

Objetivo:

Descrever e discutir artigos sobre estudos aplicados utilizando a metodologia de TDABC/Microcusteio em Saúde, desenvolvidos no Brasil.

Metodologia:

Apresentação do artigo e todas as etapas de construção com foco na análise critica dos resultados em TDABC/Microcusteio em Saúde. Participação de um especialista convidado e discussão aberta aos participantes ao final de cada Webinar.

Público-alvo:

O curso é recomendado a todos os profissionais e estudantes de pós-graduação que buscam o conhecimento sobre TDABC e escrita científica.

Nível:

Intermediário.

Coordenação:

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua como coordenadora geral do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para ATS (INCT/CNPq, professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, médica do Serviço de Cardiologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, chefe do Serviço de Cardiologia do Hospital Moinhos de Vento, e pesquisadora 1B do CNPq. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cardiologia, atuando em pesquisa clínica nos seguintes temas: dor torácica, qualidade assistencial, infarto agudo do miocárdio e síndrome coronariana aguda. Nos últimos anos tem desenvolvido projetos na área de economia da saúde, com ênfase em custo-efetividade, avaliação, gestão e incorporação de tecnologia. Nos últimos 5 anos, publicou 64 artigos completos indexados, com fator de impacto ISI médio de 2,80. Seu índice h é 31 com 5.028 citações na base ISI Web of Science. Na formação de recursos, orientou 38 Dissertações de Mestrado, 28 Teses de Doutorado e 81 Iniciações Científicas (IC).

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Rio Grande do Sul, mestrado Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua como Pesquisadora de pós-doutorado do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para ATS (INCT/CNPq), professora adjunta da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, e consultora em projetos de análise econômica e gestão estratégica. Nos últimos anos tem desenvolvido diversos projetos na área de economia da saúde, com ênfase em gestão de saúde baseada em valor, avaliação, gestão e incorporação de tecnologias de saúde, e análise de custos utilizando o método de custeio baseado em atividades e tempo (TDABC). Nos últimos 5 anos, publicou 35 artigos completos indexados e seu índice h é 8. Na formação de recursos, orientou 61 Trabalhos de Conclusão de Curso e 4 Dissertações de Mestrado.

Previsão de edição:

Novembro de 2021.

Conteúdo programático:

Webinar Assunto
Webinar 1 O método TDABC e sua aplicação
Webinar 2 TDABC em Doenças Raras
Webinar 3 TDABC em oncologia
Webinar 4 TDABC em cirurgia e redesenho de processos

Ficou interessado?

Pra contratação desse curso em formato in company, entre em contato pelo iatsaude@gmail.com.