Linhas de Cuidado da Obesidade no adulto e do Diabetes Mellitus tipo 2 são lançadas pelo Ministério da Saúde

Projeto desenvolvido em parceria com o IATS já conta com seis linhas disponíveis para acesso

As Linhas de Cuidado (LC) Obesidade no adulto e Diabetes Mellitus tipo 2 são os últimos lançamentos no portal da iniciativa. O projeto Desenvolvimento de Linhas de Cuidado à Saúde no Brasil, oriundo de uma parceria entre Ministério da Saúde (MS) e o IATS, está em andamento e ainda deve elaborar outras 18 LC até 2022.

O projeto tem como objetivo principal orientar o serviço de saúde para que cumpra o papel de cuidado do paciente e de suas necessidades. Dessa forma, configura-se como uma estratégia de fortalecimento da assistência, e também da promoção e da prevenção em saúde. As LC são disponibilizadas em plataforma interativa, que pode ser acessa de diferentes dispositivos eletrônicos, e contam com conteúdo didático sobre as doenças e técnicas que organizam o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). Os conteúdos, voltados para profissionais de saúde, mas também disponíveis para toda a população, descrevem o caminho que o paciente deve percorrer e o encaminhamento que as equipes devem prescrever no atendimento.

Linha de Cuidado da Obesidade no adulto

Em relação ao diabetes, o MS aponta que, para obter sucesso no controle da doença, é necessário um acompanhamento longitudinal, com foco na promoção de um estilo de vida saudável e mudanças de hábitos alimentares, bem como estimular a atividade física. Já a obesidade, sendo uma doença crônica, multifatorial, com forte predisposição genética e dependente da interação genes-ambiente (padrões de consumo de alimentos e de estilo de vida, individuais ou familiares), deve ter uma abordagem centrada no indivíduo e sua família, considerando as necessidades de saúde e o ambiente em que está inserido.

Comentários desativados