Ministério da Saúde lança Linha de Cuidado do HIV/Aids no adulto

Essa é a quarta LC desenvolvida em parceria com o IATS e disponibilizada no portal do MS

De acordo com dados do Boletim Epidemiológico 2020 – HIV/Aids, atualmente, cerca de 920 mil pessoas vivem com HIV no Brasil. Em 2020, até outubro, cerca de 642 mil pessoas estavam em tratamento antirretroviral. O Boletim também aponta que o Brasil tem registrado queda no número de casos de infecção por Aids nos últimos anos. Desde 2012, observa-se uma diminuição na taxa de detecção da doença no país, com um decréscimo de 18,7%. A taxa de mortalidade por Aids também apresentou queda de 17,1% nos últimos cinco anos.

A Linha de Cuidado do HIV/Aids no adulto é a quarta linha disponibilizada pelo Ministério da Saúde no portal da iniciativa. De acordo com o Prof. Dr. Ricardo Kuchenbecker, Gerente de Risco do HCPA, professor de Medicina da UFRGS e especialista revisor da LC, “é preciso e é necessário que Linhas de Cuidado, processo de organização dos diferentes pontos de rede, possam oferecer não só informações, não só uma orientação para as pessoas que vivem com o vírus, mas também para os profissionais de saúde que atendem pessoas vivendo com HIV/Aids e também para os gestores”.

“Todas as informações estão cuidadosamente organizadas no processo todo de definição dos papéis e responsabilidades dos diferentes pontos de cuidado e de atenção à saúde das pessoas que vivem com HIV/Aids”, aponta Kuchenbecker.

O projeto das LC está sendo desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com o IATS. Até o momento, quatro linhas já estão disponíveis para acesso no portal do projeto. Ao todo, 24 linhas estão previstas para serem lançadas até o próximo ano.

LC do HIV/Aids no adulto no Portal das Linhas de Cuidado

Confira o vídeo de lançamento da LC do HIV/Aids no adulto com depoimento do Prof. Dr. Ricardo Kuchenbecker:

Comentários desativados