Desenvolvimento de Notas Técnicas e Pareces Científicos em Avaliação de Tecnologias em Saúde no âmbito da Unimed POA

Apresentação

O IATS realiza Pesquisa em Avaliação de Tecnologia em Saúde (ATS) com rigor científico, responsabilidade e transparência, sobre tecnologias preventivas, diagnósticas e terapêuticas, para reabilitação e promoção da saúde da sociedade brasileira. Desde a sua formação, em 2008, a elaboração de pareceres técnicos científicos e notas técnicas científicas tem sido enfoque de atividades exercidas pelo grupo.

Em parceria anterior, o IATS desenvolveu e executou um projeto para proporcionar aos Tribunais de Justiça e Tribunais Regionais Federais em todo o Brasil subsídios técnicos para a tomada de decisão com base em evidências científicas, nas ações relacionadas com a atenção à saúde, apoiado pelo Ministério da Saúde. Como parte das atividades, propôs-se a elaboração, estruturação e implementação de um curso na modalidade à distância, para capacitar profissionais técnicos do judiciário sobre metodologias de saúde baseada em evidência, economia da saúde e avaliação de tecnologias em saúde. Além dessas atividades, através de seus membros, participa da elaboração de pareceres e notas técnicas para entes governamentais, como CONITEC, ANS e Secretarias de Saúde Estadual e Municipais.

Para realizar a demanda do projeto apresentado, o grupo envolverá diversos pesquisadores com diferentes expertises.

Objetivo geral:

Elaborar notas técnicas e pareceres técnicos científicos para instrução de ações à Unimed Porto Alegre/RS.

Objetivos específicos:

  1. Elaboração de notas técnicas que se propõe a responder a uma questão clínica sobre os potenciais efeitos de uma tecnologia para uma condição de saúde para subsidiar a cooperativa Unimed no julgamento de processos internos na área da saúde, considerando as melhores evidências científicas disponíveis.
  2. Elaboração de pareceres técnicos científicos que respondem de modo sumarizado e com base nas melhores evidências científicas disponíveis, a uma questão clínica sobre os potenciais efeitos (benefícios e riscos) de uma tecnologia para uma condição de saúde.
  3. Auxiliar para reduzir decisões conflitantes em temas relacionados a medicamentos, procedimentos e tratamentos em saúde, através da parceria e apoio ao Núcleo Avaliação de Tecnologia Interno, evitando a formalização de pedidos cujos tratamentos não são recomendados.

Status: Em Andamento
Início: Janeiro/2023

Conclusão Prevista: Dezembro/2023
Eixo temático: Serviços de Saúde e Políticas Públicas
Eixo metodológico: Revisões Sistemáticas da Literatura
Instituição coordenadora:
IATS
Unimed POA
Fonte de fomento:
Unimed POA
Coordenação:
Carisi Anne Polanczyk – IATS


Integrantes: 
Fernanda D’Athayde Rodrigues – IATS
Karen Brasil Ruschel – IATS
Ângela Bagattini – IATS
Joanna d’Arc Lyra Batista – UFFS/IATS
Michelle Quarti Machado da Rosa – IATS

Compartilhe:

Em Andamento