Estimativa de custo da linha de cuidado da hemofilia tipo A no Brasil

Apresentação

A hemofilia tipo A é uma doença hereditária rara que afeta aproximadamente 13.000 pessoas no Brasil. A doença se caracteriza por apresentações hemorrágicas nas articulações (hemartroses), músculos, tecidos (hematomas) e cavidades. A base do tratamento da doença consiste em repor o fator de coagulação VIII deficiente, com acompanhamento contínuo dos pacientes em unidades de hemocentro credenciadas, envolvendo profissionais de diferentes áreas. Apesar do custo elevado direto com o tratamento, o manejo da doença também apresenta elevados custos indiretos. Assim, o objetivo do projeto é estimar os custos anuais diretos e indiretos da linha de cuidado da hemofilia tipo A por paciente, no Brasil.

Serão incluídos pacientes com hemofilia tipo A moderada ou grave, em tratamento em um dos três hemocentros participantes do estudo, no período de novembro de 2021 a fevereiro de 2022. Os dados referentes aos custos dos procedimentos ambulatoriais, na atenção especializada e o gasto domiciliar, serão avaliados pelo método de custeio baseado em atividades e tempo (TDABC).

Para a coleta de dados, serão utilizados os registros dos prontuários dos pacientes, bancos de dados e entrevistas realizadas com os pacientes ou familiares. A metodologia TDABC permite obter a informação de custos detalhados por paciente, assim, os resultados do estudo permitirão conhecimento de todos os custos implicados no manejo da hemofilia, possibilitando ações direcionadas ao uso eficiente dos recursos com o manejo da doença, e contribuindo com a eficiência do Sistema Único de Saúde (SUS).

O artigo foi submetido e está em revisão pela revista científica.

Status: Em andamento
Início: Novembro/2021

Conclusão prevista: Agosto/2022
Eixo temático:
Outras Doenças Não-Transmissíveis

Eixo metodológico:
Plataforma Metodológica de Apoio à Avaliação e Monitoramento de Tecnologias em Saúde Análises Econômicas
Instituição coordenadora:
IATS

Instituições participantes:

Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará

Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti- Hemorio
Centro de Hematologia e Hemoterapia – HEMOCENTRO (SP)
Fonte de fomento:
Produtos Roche Químicos e Farmacêuticos S.A
Coordenação: 
Carisi Anne Polanczyk


Equipe:
Ana Paula Etges
Nayê Balzan Schneider

Erica Caetano Roos
Yuri Machado
Angelica Zanotto
Compartilhe:

Em Andamento