Fatores associados à vacinação de crianças de seis meses a menores de cinco anos numa UBS

Apresentação

O indicador de cobertura vacinal (CV) entre crianças menores de cinco anos e os fatores associados ao esquema vacinal completo podem embasar a proposição e a avaliação de políticas públicas destinadas ao controle de doenças imunopreveníveis, seja no âmbito nacional, estadual, municipal ou no território de uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

Nos últimos anos, houve uma queda da cobertura vacinal, bem como o ressurgimento de doenças que já haviam sido eliminadas no território brasileiro, como o sarampo. O estudo pretende estimar a cobertura vacinal e analisar os fatores associados ao esquema vacinal completo em crianças de seis meses a menores de cinco anos nas UBS do Distrito Federal. Trata-se de um estudo transversal analítico. Os dados serão coletados por meio de um inquérito domiciliar com aplicação de questionários e da transcrição das vacinas registradas nas cadernetas de vacinação (após registro fotográfico). A análise da cobertura vacinal e dos fatores associados considerará todas as vacinas preconizadas pelo Programa Nacional de Imunização.

Espera-se que este estudo possa contribuir para entender o fenômeno nos territórios e para monitorar o desempenho dos serviços de saúde na vacinação de rotina. Além disso, a avaliação desses aspectos em relação às áreas de abrangência das UBS pode ajudar a identificar possíveis disparidades na cobertura vacinal e fornecer subsídios para o planejamento de ações específicas para melhorar a adesão à vacinação.

As entregas esperadas incluem a publicação de um artigo científico com os principais resultados do estudo, que poderá ser utilizado para embasar políticas públicas de saúde relacionadas à vacinação e à prevenção de doenças imunopreveníveis.

Status: Em Andamento
Início: Setembro/2021

Conclusão Prevista: Julho/2023
Eixo temático: Vacinas e Imunopreviníveis
Eixo metodológico: Pesquisas Epidemiológicas
Instituição coordenadora:
Universidade de Brasília
Instituições participantes:
Fonte de fomento:
Recursos próprios
Coordenação:
Henry Maia Peixoto (Universidade de Brasília)


Integrantes: 
Ivea Rayane Mendes Nicacio Viana (Universidade de Brasília)
Compartilhe:

Em Andamento