Programa de treinamento físico à distância para pessoas com câncer de mama ou próstata: um estudo de viabilidade

Apresentação

Ainda que o exercício físico demonstre eficácia no tratamento adjuvante de diversos tipos de câncer, incluindo os mais prevalentes, a maioria dos programas de intervenção testados envolve o deslocamento dos pacientes até o local de intervenção, o que pode limitar o acesso a estes programas de exercício físico, além de impossibilitar a investigação sobre a efetividade desses programas. Portanto, tem-se como problema de pesquisa, a testagem de um programa de exercício físico que possa ser implementado em maior escala em pacientes com câncer de próstata e mama.

O presente projeto descreve um estudo para avaliação de viabilidade (feasibility trial), no qual busca-se testar um modelo de programa de exercício físico à distância. O estudo de viabilidade visa fornecer informações que podem contribuir na tomada de decisão sobre a possível realização de um ensaio clínico randomizado fase 3. O objetivo geral é quantificar a aderência a um programa de atividade física aliado a uma intervenção de educação e saúde sobre o câncer, ambos com implementação e acompanhamento à distância, sendo um grupo de intervenção único. Os objetivos específicos são voltados a avaliar: a taxa de recrutamento, aderência e satisfação; a conclusão e a magnitude de variação de níveis de qualidade de vida e fadiga, além de verificar possíveis eventos adversos, relacionados ou não ao programa de exercício físico.

Como variáveis complementares, serão avaliados os níveis de atividade física e desempenho funcional ao início e ao final do estudo, assim como desfechos selecionados pelos pacientes. O tamanho da amostra será de 40 participantes para cada neoplasia. A análise dos dados será realizada por estatística descritiva. Espera-se que este projeto forneça elementos que orientem futuros estudos em maior escala para avaliação de efetividade da prática de exercício físico em pacientes com câncer.

Status: Em andamento
Início: Fevereiro/2022

Conclusão prevista: Dezembro/2024
Eixo temático:
Outras Doenças Não-Transmissíveis

Serviços de Saúde e Políticas Públicas

Eixo metodológico:
Ensaios Clínicos Randomizados
Instituição coordenadora:
Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA)

Instituições participantes:

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Fonte de fomento:
FIPE HCPA
Coordenação: 
Daniel Umpierre de Moraes (UFRGS/HCPA)


Equipe:
Larissa Xavier Neves da Silva (UFRGS)
Angélica Trevisan de Nardi (UFRGS)
Andresa Conrado Ignácio (UFRGS)
Jayne Santos Leite (UFRGS)
Linda Ariene dos Santos Cardoso (UFCSPA)
Nórton Luís de Oliveira (UFRGS)
Tainá Silveira Alano (UFCSPA)
Compartilhe:

Em Andamento