Relação benefício-dano e custo-efetividade da braquiterapia guiada por imagem 3D versus braquiterapia convencional (2D) em pacientes com câncer do colo uterino

Apresentação

O câncer do colo uterino (CCU) é a segunda neoplasia mais prevalente na população feminina. Em 2018 aproximadamente 311.000 mulheres morreram de câncer do colo uterino no mundo, sendo que 85% dos óbitos em países de média e baixa renda. O INCA estimou que em 2020 seriam diagnosticados 16.590 novos casos no Brasil.

A radioterapia é uma excelente modalidade para o tratamento do CCU por causa da tolerância do órgão à alta dose de radiação. A radioterapia utilizada no tratamento clínico é uma combinação da radioterapia externa da pelve seguida de braquiterapia (BT) intracavitária.

Na BT convencional utiliza-se imagem bidimensional (BT 2D) com radiografia para visualização das estruturas pélvicas e aplicadores. Mudanças na prática clínica têm sido observadas com a introdução de técnicas de imagem tridimensional (BT 3D), que permitem a reconstrução do volume do tumor e dos órgãos adjacentes, possibilitando a oferta focalizada da radiação reduzindo a oferta aos tecidos contíguos sadios. Apesar das vantagens técnicas, o planejamento 3D está associado a maiores custos. A BT 3D foi introduzida na prática clínica em algumas instituições públicas brasileiras sem análises formais para a tomada de decisão. Seu custo considerável e os recursos limitados do Sistema Único de Saúde (SUS), com financiamento público, levantaram preocupações em relação à sua sustentabilidade, enfatizando a necessidade de avaliações econômicas em saúde para avaliar a relação benefício-dano e custo-efetividade da BT 3D em comparação à BT 2D em pacientes com câncer do colo uterino.

O estudo tem como objetivos mapear as avaliações econômicas sobre BT 3D e BT 2D em pacientes com CCU; avaliar a relação benefício-dano da BT 3D versus BT 2D em pacientes com CCU; desenvolver análises de custo-efetividade e custo-utilidade BT 3D versus BT 2D em pacientes com CCU.

Métodos: Revisão sistemática de avaliações econômicas parciais e completas sobre BT 3D e BT 2D em pacientes com CCU. Serão conduzidas análise da relação benefício-dano, análises de custo-efetividade e custo-utilidade. Será construído um modelo de decisão para comparar a efetividade e os custos do tratamento do câncer do colo uterino com BT 3D versus BT 2D. Serão consideradas coortes hipotéticas compostas por pacientes com características clínicas e recebendo tratamentos adjuntos idênticos, sendo o tipo de BT (3D ou 2D) a única diferença entre elas. O estudo será realizado sob a perspectiva do SUS. Será considerado o horizonte temporal de toda a vida (lifetime). Para a avaliação da relação benefício-dano, os QALYs serão avaliados para ambas as estratégias e os benefícios e danos serão apresentados de maneira desagregada. Para a avaliação econômica, serão calculadas as razões de custo-efetividade incremental. Serão realizadas análises de sensibilidade univariada e bivariada determinísticas, e multivariada probabilística.

O estudo resultou em um doutorado sanduiche (Erica Aranha Suzumura) defendido em 2023 e duas iniciações científicas (Grazielli de Oliveira Diniz) concluídas em 2020 e 2021. Dois artigos já foram publicados e o 3º está em revisão. Planeja-se ainda a elaboração de outros três artigos.

Publicações relacionadas:

Suzumura EA, Gama LM, Jahn B, Campolina AG, Carvalho HA, de Soárez PC. Effects of 3D image-guided brachytherapy compared to 2D conventional brachytherapy on clinical outcomes in patients with cervical cancer: A systematic review and meta-analyses. Brachytherapy. 2021 Jul-Aug;20(4):710-737. doi: 10.1016/j.brachy.2021.03.004. Epub 2021 Apr 16. PMID: 33867297. Link.

Suzumura EA, Gama LM, de Carvalho HA and de Soárez PC (2020) Do we need cost-effectiveness analysis of brachytherapy for cervical cancer in the 3D image-guided era? Cancer Rep Rev 4: DOI: 10.15761/CRR.1000202. Link.

Status: Em andamento
Início: Junho/2019

Conclusão Prevista: Dezembro/2024
Eixo temático: Serviços de Saúde e Políticas Públicas
Outras Doenças Não-Transmissíveis
Eixo metodológico: Revisões Sistemáticas da Literatura
Análises Econômicas
Instituição coordenadora:
Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Instituições participantes:
Instituto do Câncer do Estado de São Paulo
Institute of Public Health
Medical Decision Making and Health Technology Assessment
Department of Public Health
Health Services Research and Health Technology Assessment
UMIT TIROL – University for Health Sciences and Technology, Austria
Fonte de fomento:
CNPq
Coordenação:
Patrícia Coelho de Soárez (Departamento de Medicina Preventiva, Faculdade de Medicina da USP)


Integrantes: 
Erica Aranha Suzumura (Departamento de Medicina Preventiva, Faculdade de Medicina da USP)
Layse Martins Gama (Departamento de Radiologia e Oncologia, Faculdade de Medicina da USP)
Heloísa de Andrade Carvalho (Departamento de Radiologia e Oncologia, Faculdade de Medicina da USP)
Grazielli de Oliveira Diniz (Faculdade de Medicina da USP)
Beate Jahn (Institute of Public Health, Medical Decision Making and Health Technology Assessment, Department of Public Health, Health Services Research and Health Technology Assessment, UMIT TIROL – University for Health Sciences and Technology, Austria)
Uwe Siebert (Institute of Public Health, Medical Decision Making and Health Technology Assessment, Department of Public Health, Health Services Research and Health Technology Assessment, UMIT TIROL – University for Health Sciences and Technology, Austria)
Compartilhe:

Concluídos