Um mapa sistemático e vivo de evidências e recomendações sobre COVID-19

Apresentação

As pesquisas sobre COVID-19 emergem continuamente, provavelmente com risco variável de viés. O esforço técnico e demorado necessário para avaliar adequadamente a base de evidências simplesmente não é viável para o clínico individual, especialista em saúde pública ou tomador de decisões de políticas públicas durante a pandemia. Os tomadores de decisão necessitam que dados sobre COVID-19 sejam facilmente acessíveis, sintetizados e avaliados através de evidências e informações sobre as recomendações existentes para fazer a contextualização adequada.

O projeto apoiará o trabalho que o Canadá esta coordenando, para oferecer resposta global ao surto de COVID-19. Não temos conhecimento de qualquer outra equipe de pesquisa desenvolvendo estas avaliações, de forma viva e rápida.

O principal objetivo deste projeto é fornecer de forma eficiente, fácil de navegar, adaptável e livre evidências e recomendações de COVID-19 com avaliação de qualidade acessível para diferentes partes interessadas, tudo em uma plataforma eletrônica de mapa vivo, para melhorar os esforços de tomada de decisão em todo o Canadá e globalmente para controle de propagação COVID-19. Sob a liderança do Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS) para Doenças infecciosas, métodos de pesquisa e recomendações na McMaster University (WHO-CC) e Cochrane Canadá, a equipe traz esforços colaborativos locais, nacionais e internacionais por meio de seus pesquisadores com expertise reconhecida internacionalmente em síntese de conhecimento, diretrizes, recomendações vivas, capacitação e conteúdo relevante para populações prioritárias específicas (como crianças, idosos, instituições de assistência a longo prazo, refugiados e populações imunocomprometidas).

Publicações relacionadas:

Lotfi T, Stevens A, Akl EA, Falavigna M, Kredo T, Mathew JL, Schünemann HJ; eCOVID Collaborators. Getting trustworthy guidelines into the hands of decision-makers and supporting their consideration of contextual factors for implementation globally: recommendation mapping of COVID-19 guidelines. J Clin Epidemiol. 2021 Apr 6:S0895-4356(21)00116-5. doi: 10.1016/j.jclinepi.2021.03.034. Epub ahead of print. PMID: 33836255; PMCID: PMC8022513. Disponível em: https://www.jclinepi.com/article/S0895-4356(21)00116-5/fulltext

Links relacionados:

COVID19 Recommendations and Gateway to Contextualization

COVID-19 Guidelines Dashboard

Status: Em Andamento
Início: Abril/2021

Conclusão Prevista: Junho/2022
Eixo temático:
Vacinas e Imunopreviníveis
Serviços de Saúde e Políticas Públicas


Eixo metodológico:
Plataforma Metodológica de Apoio à Avaliação e Monitoramento de Tecnologias em Saúde
Pesquisas Epidemiológicas
Institução coordenadora:
McMaster University (WHO-CC)
Cochrane Canadá


Instituições participantes:
Este esforço colaborativo representa equipes no Canadá, Noruega, Austrália, Brasil, Chile, Alemanha, Índia, Líbano, Espanha, África do Sul, Estados Unidos.
Fonte de fomento:
McMaster University
Coordenação:
Maicon Falavigna (Hospital Moinhos de Vento/IATS)


Integrantes: 
Carisi Anne Polanczyk (UFRGS)
Verônica Colpani (Hospital Moinhos de Vento)
Nayê Balzan Schneider (Hospital Moinhos de Vento)
Mirian Zago

Em Andamento