Série “Ciência com a Mão na Massa”: saúde de quem cuida está na pauta da pesquisa do IATS

Divulgados os primeiros resultados do projeto “Avaliação dos riscos e saúde mental de Profissionais de Saúde que cuidam de pessoas com Covid-19”

Com seus primeiros dados já sendo divulgados, o projeto “Avaliação dos riscos e saúde mental de Profissionais de Saúde que cuidam de pessoas com Covid-19” conseguiu ouvir o relato de 712 profissionais de saúde. São médicas (216) e médicos (118); fisioterapeutas (147 feminino / 14 masculino); enfermeiras (96) e enfermeiros (41); técnicas (64) e técnicos (16) de enfermagem que têm vivenciado o desafio de trabalhar ajudando, através da atenção em saúde, pessoas vitimadas por uma doença de repercussões potencialmente graves e de altíssima transmissibilidade.

Os profissionais da linha de frente na pandemia de Covid-19 relataram, por exemplo, que nem sempre puderam utilizar o EPI adequado nas atividades que requerem este uso, como as máscaras N95. De acordo com os dados colhidos, em questionário que promoveu uma metodologia inovadora, os equipamentos estiveram sempre disponíveis para 95,5% dos médicos; 94,7% dos fisioterapeutas; 83,9% dos técnicos de enfermagem; e 77,6 % dos enfermeiros.

Objetivos do projeto

Estão entre os objetivos do projeto: 1) conhecer a prevalência e incidência de infecção pelo SARS-CoV-2 em Profissionais de Saúde em geral e por diferentes categorias profissionais em diversos ambientes de cuidados de pacientes com Covid-19; 2) conhecer as frequências de uso de EPIs, por categorias profissionais e segundo número de vínculos de emprego; 3) estimar taxas de absenteísmo de diferentes categorias de profissionais de saúde, devido ao COVID-19 e/ou outras causas; e também propiciar: 4) emissão de relatórios periódicos do estudo para os gestores das secretarias de saúde dos estados e municípios, e 5) desenvolvimento de aplicativo para celular que poderá funcionar como uma ferramenta de vigilância epidemiológica.

Live sobre o tema

O projeto, que está sendo desenvolvido mediante cooperação entre Fiocruz-PE, UFPE, UPE, Fitec Inovações Tecnológicas e IATS, será o tema do programa Diálogos IATS News, em transmissão ao vivo pelo Canal do YouTube. Será a terceira live promovida pelo INCT IATS e terá como entrevistada a Profa. Dra. Maria de Fátima Pessoa Militão de Albuquerque (abaixo), coordenadora do projeto. A transmissão ocorrerá no dia 29 de outubro, às 11h, pelo Canal INCT IATS do YouTube.

“Diálogos” foi impulsionado pela pandemia em agosto

Na primeira edição, ocorrida em 16 de setembro, foram abordados temas como vacina e transição pós-pandemia, numa entrevista com as professoras Carisi Polanczyk (Coordenadora Geral do IATS) e Cristiana Toscano (Integrante do Comitê Gestor e Líder da Formação de Recursos Humanos).

Na segunda edição, que aconteceu em 8 de outubro, o vice-coordenador do INCT, professor Antônio Luiz Pinho Ribeiro, falou sobre temas como avanço da telemedicina e agravamento no cenário das doenças cardiovasculares como consequência da Covid-19.

Comentários desativados