Duas novas Linhas de Cuidado são lançadas pelo Ministério da Saúde

Material faz parte do projeto desenvolvido em parceria com o IATS

Nesta semana, mais duas Linhas de Cuidado foram lançadas pelo Ministério da Saúde (MS). Entre os últimos lançamentos estão os conteúdos Infarto Agudo do Miocárdio e Insuficiência Cardíaca no adulto, já disponíveis para consulta no portal da iniciativa. O material faz parte do projeto “Desenvolvimento de Linhas de Cuidado à Saúde no Brasil”, realizado pelo IATS em parceria com o MS e que busca auxiliar profissionais de saúde na elaboração de estratégias de prevenção, rastreio e atenção aos pacientes.

Infarto Agudo do Miocárdio

Segundo o MS, alguns sinais de alerta devem ser observados: dor e aperto no peito de início súbito e de grande intensidade, comumente iniciada no repouso, sem fator desencadeante, com duração maior que 20 minutos e de difícil alívio sem assistência médica, podendo estar associada a sintomas como falta de ar, suor intenso, náuseas/vômitos ou desmaio.

Insuficiência Cardíaca no adulto

O MS define a insuficiência cardíaca como a via final de muitas doenças cardiovasculares, que se caracteriza pelo bombeamento insuficiente de sangue ou bombeamento adequado às custas de elevadas pressões de enchimento, resultando em alterações hemodinâmicas como redução do débito cardíaco e/ou elevada pressão de enchimento, em repouso ou aos esforços.

Ao todo, serão lançadas 24 Linhas de Cuidado, disponibilizadas em uma plataforma digital e interativa para acesso da população.

Compartilhe:

Comentários desativados