Pesquisadores do IATS integram estudo para participação cidadã no preparo a surtos e pandemias

Pesquisa promoveu dinâmica entre diferentes esferas da sociedade

Na última semana, pesquisadores do IATS participaram de uma iniciativa que está em andamento em diferentes países, entre eles Quênia, Vietnã e Brasil. Trata-se do estudo piloto “Construindo a inteligência da ciência cidadã para estratégias de preparação e resposta a pandemias”, realizado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) com financiamento da International Digital Health & AI Research Collaborative (I-DAIR), uma organização sem fins lucrativos, sediada em Genebra, que visa fomentar pesquisas inclusivas, impactantes e responsáveis em saúde digital e Inteligência Artificial (IA) para a saúde.

Com objetivo de explorar uma metodologia de modelagem participativa para discussão acerca da gestão de recursos nas instituições de saúde e em sua comunidade vizinha durante surtos de doenças infecciosas e pandemias, o estudo contou com diferentes setores da sociedade para participação de forma ativa e conjunta no mapeamento, planejamento e criação de um modelo para tomar decisões e resolver problemas na área da Saúde.

Através de quatro tardes de dinâmicas, a pesquisa promoveu a participação de gestores,  pesquisadores, funcionários do HCPA e cidadãos na identificação de problemas, atores e recursos relevantes para o tópico central da discussão e na elaboração de modelos conceituais. A dinâmica final reuniu todos os stakeholders e possibilitou uma discussão sobre similaridades e diferenças entre os modelos propostos por cada grupo, além dos benefícios introduzidos pela modelagem participativa no mapeamento e entendimento dos desafios em saúde.

A sociedade, além de ter representatividade no estudo, terá acesso aos resultados através de relatórios e publicações científicas a serem produzidos ao longo do ano de 2023.

A pesquisa tem coordenação da Professora no Instituto de Informática da UFRGS e Pesquisadora no HCPA, Dra. Mariana Recamonde Mendoza. Os professores Carisi Polanczyk, Suzi Camey e Ricardo Kuchenbecker também atuam como pesquisadores colaboradores do projeto.

Segundo Dra. Mariana, “a coordenação do estudo espera que os resultados obtidos possam demonstrar a importância em promover um diálogo e o trabalho colaborativo entre as diferentes partes interessadas para enquadrar uma questão de pesquisa e elaborar soluções que sejam abrangentes e representativas de diferentes visões, experiências e necessidades, resultando em um melhor preparo para enfrentar os desafios de saúde pública.”

Compartilhe:

Comentários desativados