IATS terá novo núcleo em Chapecó

Coordenação será da Profª Joanna d’Arc Lyra Batista

O IATS formaliza um novo núcleo em Chapecó-SC, sediado na Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS. A estrutura foi cedida pela Universidade e em breve receberá placa de identificação, local utilizado para atuação da equipe de pesquisadores.

A coordenação do núcleo será da Profª Joanna d’Arc Lyra Batista, pesquisadora do IATS desde 2014. Profª Joanna possui Graduação em Biomedicina e Mestrado em Medicina Tropical pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, Doutorado em Saúde Pública na Área de Epidemiologia e controle de agravos à saúde pelo Instituto Aggeu Magalhães/Fiocruz e Pós-doutorado em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

Atualmente, é professora adjunta de Epidemiologia e Bioestatística na Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS. Outros pesquisadores que também compõem o quadro do novo núcleo são os epidemiologistas Paulo Barbato e Jane Friestino, professores de Saúde Coletiva da UFFS, e os economistas Fabiano Geremia e Darlan Kroth, também professores da UFFS.

“Ter um núcleo do IATS na UFFS campus Chapecó é muito importante, principalmente por se tratar de uma vasta e promissora região que possui carência em Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde. É fundamental que tenhamos tanto o fortalecimento da formação profissional das pessoas que atuam na saúde quanto a promoção do conhecimento em Avaliação de Tecnologias em Saúde e de pesquisas científicas. Este núcleo poderá ser um suporte aos aparelhos de saúde da região auxiliando, através das evidências disponíveis, as tomadas de decisão e avaliação de tecnologias. Também é importante o fortalecimento da educação e da pesquisa em parceria com as graduações e pós-graduações da UFFS.”

Até o momento, a equipe é composta de três epidemiologistas (biomédica, odontólogo e enfermeira) e dois economistas.

  • Joanna d’Arc Lyra Batista (Coordenação) – http://lattes.cnpq.br/8303196324134986
  • Paulo Roberto Barbato (Vice-Coordenação) – http://lattes.cnpq.br/7701187875520411
  • Jane Kelly Oliveira Friestino – http://lattes.cnpq.br/7470285226394766
  • Fabiano Geremia – http://lattes.cnpq.br/4423948039881557
  • Darlan Christiano Kroth – http://lattes.cnpq.br/8082115668903683

A sala do núcleo será localizada no prédio da biblioteca, onde funciona a Agência de Internacionalização e Inovação Tecnológica – AGIITEC. Esta expansão faz parte do plano de trabalho do INCT/IATS, que busca fortalecer os núcleos de ATS em diferentes localidades do país, além de ampliar os projetos e estudos relacionados à área.

Compartilhe:

Comentários desativados