Pesquisadora representa IATS no Seminário Marco Zero

Evento apresentou projetos selecionados em chamada pública

No dia 30 de maio de 2023, foi realizado em Brasília o Seminário Marco Zero da Chamada CNPQ/DECIT/SCTIE/MS/DESID/SE/MS Nº 44/2022 – Economia Da Saúde: Pesquisas Para A Melhoria Do Gasto Público Em Saúde. O evento teve como objetivo apresentar os projetos selecionados na chamada pública, principalmente as metodologias, a fim de alinhar os protocolos de estudo e o planejamento para a disseminação dos resultados. O IATS marcou presença, representado pela pesquisadora Miriam Zago, com a apresentação do projeto “Painel interativo de indicadores da assistência cardiovascular de alta complexidade no SUS”.

O estudo busca desenvolver um painel interativo de indicadores de desempenho que avaliem aspectos clínicos, de produção assistencial, de equidade e sustentabilidade financeira, ao nível hospitalar, estadual e nacional, relacionados a procedimentos de cardiologia intervencionista e cirurgias cardiovasculares no SUS.

O método do projeto é um estudo de coorte retrospectivo baseado em dados administrativos e de prontuário eletrônico. As fontes de dados são o Sistema de Informação Hospitalar (SIH) e Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), pareados via projeto VinculaSUS, e o prontuário eletrônico do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).

O estudo tem a coordenação da Profª Carisi Anne Polanczyk e do INCT IATS, com a participação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).

Confira a seguir os resultados e impactos esperados com o desenvolvimento do projeto.

Sobre a participação no seminário, Miriam destacou a aproximação com a Secretaria do Ministério da Saúde, oportunizando uma comunicação com a coordenadoria geral de atenção especializada para andamento de questões do qualisus cardio. A oportunidade também permitiu receber contribuições de outros pesquisadores sobre análises para questão de benchmark, de filtros para comparação dos estabelecimentos.

Acesse mais informações sobre o projeto em: http://www.iats.com.br/projects/painel-interativo-de-indicadores-da-assistencia-cardiovascular-de-alta-complexidade-no-sus/

Compartilhe:

Comentários desativados