58º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical tem participação de pesquisadora do IATS

Evento foi realizado em Salvador

Entre 10 e 13 de setembro, aconteceu em Salvador o 58º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical – MedTrop 2023. A pesquisadora do IATS, Profª Ana Marli Christovam Sartori, participou do evento com uma miniconferência sobre reforços de vacinas covid-19.

O congresso foi palco de discussões sobre epidemiologia, vigilância e doenças tropicais. Além da grade científica principal, cujo tema foi “Desafios para  Medicina Tropical no Século XXI: como enfrentá-los?”, ocorreram, concomitantemente, três reuniões satélites de grande relevância: o 8º Fórum de Doenças Negligenciadas (fórum DN), a Reunião Aplicada de Doença de Chagas e Leishmaniose (Chagasleish 2023) e o X Workshop da Rede Brasileira de Tuberculose (REDE-TB).

Importantes temas de saúde pública foram discutidos durante os dias de evento, com alguns destaques a seguir:

– As mudanças climáticas e seu impacto na saúde e na emergência/reemergência de doenças infecciosas (como dengue e outras arboviroses, malária, leptospirose, leishmaniose).

– A vigilância e o controle de diversas doenças como a tuberculose, arboviroses urbanas (chicungunha, dengue); uso de novas ferramentas na vigilância epidemiológica.

– A resposta a emergências em saúde pública – As baixas coberturas vacinais e o risco de reintrodução de doenças como sarampo e poliomielite; ações para a reconquista das altas coberturas vacinais; farmacovigilância de vacinas.

Compartilhe:

Comentários desativados