I PERSyst Training School será ministrado por professores internacionais referências na área de revisões sistemáticas e estudos de prevalência

Curso está com inscrições abertas

Com realização do grupo PERSyst, o I PERSyst Training School acontecerá nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2024 e visa capacitar pesquisadores na leitura crítica e na realização de revisões sistemáticas e metanálises de prevalência. O evento, que conta com o apoio e o financiamento do IATS e da CAPES, também busca estimular a colaboração entre pesquisadores nacionais e internacionais, fortalecendo a rede de especialistas e fomentando o intercâmbio de conhecimentos e experiências.

O curso será ministrado por professores internacionais referências na área de revisões sistemáticas e estudos de prevalência.

Zachary Munn: Prof. Dr. Zachary Munn, da University of Adelaide (Austrália), é autor das ferramentas do Joanna Briggs Institute (JBI) para avaliação crítica de estudos de diversos delineamentos, incluindo estudos de prevalência, e do JBI manual for the conduction of prevalence systematic reviews. Atualmente, é diretor do JBI Adelaide GRADE Centre e do grupo Health Evidence Synthesis, Recommendations and Impact (HESRI).

Julian Higgins: Prof. Dr. Julian Higgins, da University of Bristol (Inglaterra), desenvolveu a estatística I2 para avaliação de heterogeneidade em metanálises, além de ser membro das equipes de desenvolvimento de ferramentas como RoB 2.0, ROBINS-I e PRISMA. É editor do Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions, autor de diversos livros na área de revisão sistemática e metanálise, e autor de mais de 300 artigos científicos que totalizam mais de 380.000 citações.

Diana Garcia: Dra. Diana Buitrago-Garcia, da University of Bern (Suíça), possui ampla experiência no desenvolvimento de revisões sistemáticas. No seu doutorado, intitulado “The science of prevalence: development of an evidence-based tool to assess the risk of bias in prevalence studies“, desenvolveu uma ferramenta para avaliação do risco de viés de estudos de prevalência. É autora do capítulo sobre revisões sistemáticas de prevalência no livro Systematic Reviews in Health Research: Meta‐Analysis in Context.

Nicola Low: Prof. Dra. Nicola Low, da University of Bern (Suíça), é médica infectologista e epidemiologista, com experiência na realização de estudos de campo e revisões sistemáticas de prevalência. Atualmente, co-lidera o desenvolvimento de ferramentas para avaliação do risco de viés e da qualidade do relato de estudos de prevalência.

Entre os conteúdos abordados, estão os conceitos relacionados a prevalência e revisões sistemáticas; as particularidades na condução de revisões sistemáticas de prevalência; a avaliação do risco de viés de estudos de prevalência; a qualidade do relato de estudos de prevalência e de revisões sistemáticas de prevalência; as metanálises de proporções e a avaliação da certeza de evidência, de acordo com a metodologia GRADE, em revisões sistemáticas de prevalência.

O evento será presencial, realizado no Auditório Fani Martins Job, localizado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (acesso pela Protásio Alves, 211 – Porto Alegre/RS). 

Para mais informações e inscrições, acesse aqui.

Sobre o PERSyst: O PERSyst é um grupo acadêmico com objetivo de desenvolver e disseminar metodologias para a condução de revisões sistemáticas de prevalência. Foi criado em 2019 como uma colaboração entre pesquisadores da University of Adelaide (Austrália) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil), e atualmente conta com membros de outras renomadas universidades, como a University of Bristol (Inglaterra) e a University of Bern (Suíça).

Compartilhe:

Comentários desativados