Avaliação de soroprevalência de anticorpos anti-sarampo, caxumba e rubéola em pessoas previamente vacinadas

Apresentação

Em 2016, o Brasil recebeu Certificado de Eliminação de Sarampo da Organização Panamericana de Saúde, porém o retorno expressivo de casos desde 2018 reforça a importância de altas coberturas com a vacina tríplice viral. Durante surto no município de São Paulo, no primeiro semestre de 2019, profissionais de saúde foram afetados pela doença, inclusive com registro de caso em indivíduo com duas doses da vacina tríplice viral registradas em carteira. O objetivo do estudo foi verificar a soroprevalência de sarampo, caxumba e rubéola em adultos previamente vacinados com no mínimo duas doses da vacina tríplice viral.

Métodos: estudo de soroprevalência de anticorpos para sarampo, caxumba e rubéola em pessoas previamente vacinadas com pelo menos duas doses de vacinas contendo componente sarampo. Os participantes foram recrutados no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais e Divisão de Clínica de Moléstias Infecciosas do Hospital das Clínicas da FMUSP durante a campanha de vacinação contra sarampo, realizada no município de São Paulo no segundo semestre de 2019. Foram realizados entrevista, análise do cartão de vacinação e coleta de sangue para sorologias (10 ml). A dosagem de anticorpos neutralizantes anti-sarampo, caxumba e rubéola será determinada pelo teste de imunoensaio (ELISA), considerado um teste sensível, rápido, acessível e confiável. Os desfechos avaliados foram soroprevalência e títulos médios geométricos (TMG) dos anticorpos.

Foram incluídos 162 adultos jovens (média idade 30 anos). As análises laboratoriais foram finalizadas. A análise da soroprevalência e TMG de anticorpos anti-sarampo foi finalizada e resultou em um Mestrado (Anna Carla Castiñeiras). Dissertação já foi entregue, aguardando agendamento da defesa. Um artigo está em fase de submissão. Falta análise estatística dos dados de rubéola e de caxumba.

Status: Em andamento
Início: Agosto/2019

Conclusão Prevista: Dezembro/2023
Eixo temático: Vacinas e Imunopreviníveis
Eixo metodológico: Plataforma Metodológica de Apoio à Avaliação e Monitoramento de Tecnologias em Saúde
Instituição coordenadora:
Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias – Faculdade de Medicina da USP
Instituições participantes:
Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais do Hospital das Clínicas da FMUSP
Fonte de fomento:
Programa de Apoio à Pós-Graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, PROAP/CAPES) e Laboratório de Investigação Médica em Imunologia do Hospital das Clínicas da FMUSP (LIM-48)
Coordenação:
Ana Marli Christovam Sartori (Faculdade de Medicina da USP)


Integrantes: 
Anna Carla Pinto Castiñeiras (Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias FMUSP)
Camila de Melo Picone (Clínica de Moléstias Infecciosas e Parasitárias, HC)
Constância Lima Diogo (LIM-48 do Hospital das Clínicas da FMUSP)
Marta Heloísa Lopes (Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias FMUSP)
Compartilhe:

Concluídos