Estudo de impacto orçamentário do fornecimento gratuito de clopidogrel após angioplastia com implante de stent no SUS

Resenha do artigo:

Stella SF, Gehling Bertoldi E, Polanczyk CA. Contemporary Context of Drug-Eluting Stents in Brazil: A Cost Utility Study. Med Decis Making. 2016 Nov;36(8):1034-42. doi: 10.1177/0272989X16636054. Epub 2016 Mar 10. PMID: 26964876.

A angioplastia, um procedimento minimamente invasivo para desobstruir artérias coronárias obstruídas, geralmente acompanhado do implante de stent – uma malha metálica que mantém o local afetado aberto – oferece resultados altamente satisfatórios para o tratamento de doenças cardíacas causadas por aterosclerose. Por semanas a meses após a realização de angioplastias com implante de stent, é de fundamental importância o uso combinado de AAS e clopidogrel, dois fármacos inibidores da agregação plaquetária, que protegem contra trombose do stent recentemente implantado.

No entanto, o clopidogrel raramente é fornecido gratuitamente para usuários do SUS, o que pode comprometer a adesão ao seu uso, principalmente em pacientes de baixa renda. No estudo de impacto orçamentário do fornecimento gratuito de clopidogrel após angioplastia com implante de stent, recentemente desenvolvido pelos pesquisadores do IATS Eduardo Bertoldi, Steffan Stella e Carisi Polanczyk, demonstra que políticas públicas de fornecimento gratuito desse fármaco podem ser implementadas a um custo relativamente baixo para o sistema de saúde.

O impacto orçamentário do clopidogrel gratuito foi de 3,6 milhões de reais na análise principal, e variou entre cost-saving (redução dos gastos do sistema) até 13,5 milhões em cenários alternativos. Adicionalmente, a análise de sensibilidade mostrou que, se o custo do fármaco for mantido abaixo de R$ 0,75, todos os cenários resultam em impacto orçamentário de no máximo 5 milhões de reais.

A análise demonstra que é possível incluir esta terapêutica com benefício comprovado no rol de procedimentos oferecidos gratuitamente pelo SUS, com impacto financeiro aceitável para o sistema.

Elaborada por:
Eduardo Gehling Bertoldi
Data da Resenha:
29/08/2014
Eixo Temático:
Doenças Cardiovasculares e Fatores de Risco
Eixo Metodológico:
Ensaios Clínicos Randomizados

Compartilhe: