Avaliação dos Riscos e Saúde Mental de Profissionais de Saúde que Cuidam de Pessoas com Covid-19

Apresentação

A pandemia de COVID-19 (Coronavirus Disease 2019) trouxe diversos desafios para os profissionais de saúde que atuavam na linha de frente, com a rápida disseminação de uma doença infecciosa grave e a ausência de um tratamento específico. Estes profissionais sofreram diversos estressores como a falta de equipamentos de proteção individual, sobrecarga de trabalho, isolamento da família, adoecimento de colegas e esgotamento do sistema de saúde. Dados de epidemias anteriores e do início da pandemia de COVID-19 sugerem que estes fatores desencadeiam efeitos a curto e longo prazo na saúde mental destes indivíduos. Entretanto, ainda pouco se sabe sobre o impacto da pandemia na saúde mental destes profissionais no Brasil.

O projeto pretende avaliar o impacto da pandemia nos profissionais de saúde que atuavam na linha de frente no cuidado de pacientes com COVID-19 em diferentes regiões do Brasil, assim como identificar fatores de risco associados ao desenvolvimento de sintomas psiquiátricos. Trata-se de uma coorte de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que trabalhavam na linha de frente em 5 regiões metropolitanas do Brasil (Belém, Fortaleza, São Paulo, Porto Alegre e Recife). A técnica de amostragem Respondent-Driven Sampling foi utilizada para o recrutamento destes profissionais, sendo o recrutamento realizado através de mensagens de WhatsApp.

Na linha de base, foram entrevistados cerca de 3.000 profissionais da saúde entre agosto de 2020 a julho de 2021. Avaliou-se a presença de sintomas de transtornos psiquiátricos como transtorno mental comum, uso problemático de álcool, depressão, ansiedade e transtorno de estresse pós-traumático. Como possíveis fatores associados a estes desfechos foram avaliados fatores constitucionais, como história prévia e história familiar de transtorno mental, e fatores associados à pandemia, como infecção por COVID-19, acidente com material biológico e disponibilidade e treinamento para uso de equipamentos de proteção individual, entre outros.

Espera-se que os resultados deste estudo forneçam informações para a compreensão da experiência vivida por estes profissionais e seja um passo inicial para auxiliar no delineamento de políticas de atenção à saúde direcionadas a esta população.

Em 2021, o estudo foi apresentado no 11º Congresso Brasileiro de Epidemiologia.

Clique abaixo para abrir o relatório no Google Data Studio para acompanhar os dados obtidos pelo projeto até o momento:

Publicações relacionadas:

Cohen M, Cardoso RB, Kerr LRFS, Kendall C, Almeida RLF, Schneider NB, Viera CM, Zaduchliver JG, Castro AA, Pinheiro FML, Albuquerque MFPM, Lima LNGC, Veras MASM, Martelli CMT, Cruz LN, Camey SA. Mental health outcomes in frontline healthcare workers in Brazil during the COVID-19 epidemic: Results of an online survey in four regions using respondent-driven sampling (RDS). Compr Psychiatry. 2023 Oct;126:152402. doi: 10.1016/j.comppsych.2023.152402. Epub 2023 Jul 13. PMID: 37647781. Link.

Links relacionados:

IATS. Fatores associados a desfechos de saúde mental entre profissionais de saúde expostos à doença de coronavírus 2019: http://www.iats.com.br/resenhas/fatores-associados-a-desfechos-de-saude-mental-entre-profissionais-de-saude-expostos-a-doenca-de-coronavirus/

IATS. 26% dos profissionais de saúde que atendem pacientes com COVID-19 apresentam sintomas indicativos de depressão ou ansiedade, aponta estudo: http://www.iats.com.br/26-dos-profissionais-de-saude-apresentam-sintomas-indicativos-de-depressao-ou-ansiedade-aponta-estudo/

DIÁRIO DE PERNAMBUCO. Pesquisa faz avaliação dos riscos e saúde mental dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente da Covid-19: https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/vidaurbana/2020/08/pesquisa-faz-avaliacao-dos-riscos-e-saude-mental-dos-profissionais-de.html

Status: Em andamento
Início: Agosto/2020

Conclusão prevista: Outubro/2022
Eixo temático:
Doenças Infecciosas e Tropicais
Outras Doenças Não-Transmissíveis

Eixo metodológico:
Pesquisas Epidemiológicas
Instituição coordenadora:
Hospital Moinhos de Vento

Instituição participante:
Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/FIOCRUZ

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP)
Instituto de Avaliação de Tecnologias em Saúde (IATS)
Instituto Evandro Chagas
Universidade Federal do Ceará (UFC)
Fonte de fomento:
Fapergs

CNPq
Coordenação: 
Luciane Nascimento Cruz (HMV/IATS)

Integrantes:
Andriele Abreu Castro (HMV/IATS)
Carolina de Mello Viera (IATS/PUCRS)
Celina Turchi (Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/FIOCRUZ)
Jorge Grossman Zaduchliver (HMV/IATS)
Lígia Kerr (UFC)
Maria Amelia de Sousa Mascena Veras (FCMSCSP)
Maria de Fátima Militão (Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/FIOCRUZ)
Mírian Cohen (UFRGS/HMV/IATS)
Nayê Balzan Schneider (IATS)
Ricardo Bertoglio Cardoso (UFRGS/IATS)

Suzi Alves Camey (UFRGS)
Compartilhe:

Em Andamento