A pesquisa brasileira na última década

Resenha do artigo:

Regalado A. Science in Brazil. Brazilian science: riding a gusher. Science. 2010 Dec 3;330(6009):1306-12. doi: 10.1126/science.330.6009.1306. PMID: 21127226.

As notícias sobre Ciência & Tecnologia no Brasil são alvissareiras e a visibilidade da nossa produção científica também. O Artigo publicado em dezembro de 2010 no renomado periódico Science descreveu o incremento na pesquisa brasileira que ocorreu na última década.

Entre 1997 e 2007, o número de artigos de pesquisadores brasileiros, publicados em periódicos peer-reviewed, dobrou e atingiu a marca de dezenove mil por ano. O Brasil ocupa agora a 13ª colocação em publicações científicas, de acordo a Thomson Reuters, tendo ultrapassado países como Holanda, Israel e Suíça.

O financiamento para impulsionar a ciência no Brasil é fruto do imposto sobre as grandes indústrias, criado no Governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso, que possibilitou o incremento no orçamento do Ministério de Ciência e Tecnologia para US$ 4 bilhões por ano. Há dez anos era de R$ 600 milhões por ano. Algumas iniciativas de criação de centros de pesquisas no Brasil foram apresentadas, como a do neurobiologista Miguel Nicolelis, em Natal-RN, e a da General Electric, que decidiu construir o seu 5º laboratório mundial na cidade do Rio de Janeiro.

O artigo cita a importância da pesquisa científica no desenvolvimento econômico brasileiro e no aumento da qualidade de vida da população. O autor finaliza o artigo sinalizando que ainda há necessidade de melhoria na qualidade da pesquisa desenvolvida no Brasil. Este desafio é nossa grande meta a partir de agora!

A comunidade acadêmica brasileira está ciente da grande oportunidade que terá nos próximos anos para mudar o cenário da Ciência & Tecnologia em nosso país e, principalmente, direcionar a pesquisa em benefício da sociedade brasileira.

Elaborado por:
Denizar Vianna
Data da Resenha:
20/12/2010
Eixo Temático:
Serviços de Saúde e Políticas Públicas
Eixo Metodológico:
Plataforma Metodológica de Apoio à Avaliação e Monitoramento de Tecnologias em Saúde

Compartilhe: